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22/12/2011 - 08:44

Vendas dos supermercados tiveram alta de 3,98% , aponta Abras

Crescimento ocorreu até novembro, em comparação com o mesmo período de 2010.

As vendas reais do setor supermercadista em novembro de 2011 cresceram 4,54%, em relação a novembro de 2010, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação com outubro deste ano, houve uma queda real de -2,35%. No acumulado dos onze meses do ano, as vendas do setor supermercadista alcançam alta de 3,98%, na comparação com igual período de 2010. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.

Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 11,49% em novembro, em relação a novembro de 2010, e queda de -1,84% sobre outubro deste ano. O acumulado nominal, nos onze meses do ano, chega a 10,89%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

“O resultado é bastante satisfatório e se encontra em linha com o que projetamos no início do ano. A despeito das turbulências no cenário internacional, o resultado de novembro mostra que as vendas do setor não foram atingidas, o que mostra que o mercado interno brasileiro está cada vez mais sólido. Esperamos que 2012 mantenha essa tendência”, avalia o presidente da Abras, Sussumu Honda.

AbrasMercado -Em novembro, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou alta de 1,54% no acumulado de janeiro a novembro. Já na comparação a outubro de 2010, o AbrasMercado apresentou crescimento de 0,58%, passando de R$ 309,95 para R$ 311,74.

Os produtos com as maiores altas em novembro, na comparação com outubro, foram: tomate, com 11,01%; batata, com 5,56%; e cerveja, com 5,18%. Já os produtos com as maiores quedas no último mês foram: leite longa vida, com -3,70%; carne dianteiro, com -3,10%; e açúcar, com -2,54%.

No acumulado dos onze primeiros meses de 2011, as categorias que apresentaram as maiores altas foram: tomate, com 37,83%; cebola, com 24,04%; e cerveja, com 13,02%.

Em 2010, a inflação medida pela GfK no Abrasmercado foi de 17,40% no acumulado de 12 meses. Em 2011, ao final de 11 meses, o resultado acumulado está em 1,54%, mostrando que a cesta básica estacionou num patamar bem abaixo da inflação nacional.

• Histórico de vendas

• Resultado de vendas e AbraMercado

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