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22/12/2011 - 09:35

Cresce o número de bares e restaurantes que apostam na internet

Já foi o tempo em que apenas o bom paladar atraia os clientes no setor gastronômico. Com o avanço da tecnologia, uma mudança na cultura de bares e restaurantes brasileiros tem sido um diferencial para fidelizar o público. Investir em ferramentas que destaquem os seus produtos, passou a ser fundamental para um gerenciamento com destaque no mercado. Na onda da popularização da internet, os donos dos estabelecimentos passaram a apostar mais em recursos como cardápios digitais que permitem a visualização dos pedidos, através de um touchscreen na mesa, delivery e sistema de reservas online, é o caso do portal www.ComerNaWeb.com.br considerado uma praça de alimentação virtual.

O atendimento ao cliente que há alguns anos restringia-se apenas ao telefone, hoje, passou a ser mais interativo. Hoje, os pedidos de delivery já podem ser feitos até pelo maior site de relacionamentos do mundo, o Facebook. O aplicativo permite que o consumidor escolha os cardápios, bebidas e ainda compartilhe com os amigos da rede, tudo em contato direto com os estabelecimentos.

Com a nova porta para o food service, desde o início do ano, o número de restaurantes que adotou a inclusão digital aumentou em 35%, segundo o portal www.ComerNaWeb.com.br. Único no Brasil a oferecer e-commerce gastronômico pelo Facebook, o diretor do portal ComerNaWeb, Márcio Blak, afirma que o posicionamento dos donos de bares e restaurantes tem sido cada vez mais estratégico para atender a demanda.

“A internet passou a ser uma ferramenta de expansão inteligente e agora está chegando ao setor gastronômico. Os empresários que têm visão do futuro já estão marcando presença no território mais valioso da rede que é o Facebook”, afirma Márcio Blak.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação, entre 2001 e 2010, o Food Service expandiu 235,1%, movimentando estimados R$ 1.093 trilhão. Responsáveis pela maior concentração de investimentos da Região Sudeste do país, os donos de restaurantes dos estados Rio e São Paulo, formalmente há mais de 200 mil estabelecimentos, têm acompanhado de perto as novidades de países desenvolvidos. Entre as invenções, na Inglaterra há um recurso para quem gosta de comer com os olhos. O cardápio é projetado digitalmente para que o cliente faça o pedido através de uma interface sensível ao toque na própria mesa. Os alimentos são projetados em um prato virtual e o cliente consegue montar a sua escolha sem precisar recorrer ao garçom. Outra modernidade foi apresentada na Tailândia, com uma garçonete robô. As opções para proporcionar adicionais aos consumidores incluem jogos interativos e acesso a internet individualmente. Em alguns casos, é possível até pedir um táxi e voltar para casa sem precisar levantar da mesa.

Já no Brasil, o touchscreen é utilizado de forma gradativa. Empenhados para atender a demanda, em virtude do aquecimento da econômica, principalmente com a Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016 no Brasil, os donos de bares e restaurantes vem implantando o cardápio digital. Através do tablet, cada cliente consegue visualizar e fazer o seu pedido com mais rapidez e praticidade.

Há mais de 20 anos no mercado, o dono do restaurante, Azzurra, Sérgio é um dos primeiros na Barra da Tijuca a investir em tecnologia sem abdicar do tradicionalismo. Formado em publicidade, o empresário não abre mão de acompanhar a tendência do mercado. “A comunicação com o cliente é muito importante, pos isso, essa opção de combinações de cardápios digitalmente, pode fazer a diferença. A nossa carta de vinhos digital permite interação com o a internet, em que o cliente tem acesso às opiniões dos apreciadores por todo mundo”, explica o proprietário do restaurante, Sérgio Silva, ressaltando ainda que após a degustação, há uma pesquisa de opinião.

De acordo com um levantamento feito pelo portal www.ComerNaWeb.com.br, embora os recursos tecnológicos aumentem em 25% as vendas de produtos, a demanda de estabelecimentos para atender esse público virtual ainda é pequena em relação aos consumidores que recorrem ao atendimento pela rede. No Rio de Janeiro, dos 5500 restaurantes e 7500 bares, apenas 30% têm endereço virtual.

Para possibilitar que os donos dos estabelecimentos tenham acesso a essa inclusão digital de forma eficiente e a baixo custo, o diretor do site, Márcio Blak está lançando a opção www.MeuComerNaWeb.com.br. “Ao invés de cada restaurante precisar pagar um domínio da internet, contratar alguém para criar o layout e arcar com as despesas de atualizações, temos uma equipe de especialistas que por R$ 85 mensais oferece todo suporte e ainda o insere na praça de alimentação virtual do ComeNaWeb”, explica o mentor da ideia, ressaltando ainda que cada um determina cores, imagens e ainda tem autonomia para mudar preços, além de terem disponível seu próprio delivery e reservas online.

Para incentivar os empreendedores, o diretor oferece uma degustação do delivery online até dezembro: os restaurantes que aderirem ao portal até a data ficam livres da taxa de adesão e deverão pagar apenas 5% de comissão sobre os pedidos efetuados pelo site. Em contrapartida, eles terão seu site ‘linkado’ ao portal de delivery.

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