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22/12/2011 - 09:35

Consumo de leite longa vida cresce e alcança 89% dos lares brasileiros, aponta Kantar Worldpanel

Leite de soja também conquista cada vez mais consumidores, com alta de 13 milhões de lares entre 2005 e 2011.

São Paulo – Um novo estudo da Kantar Worldpanel aponta que a presença do leite longa vida nos lares brasileiros aumentou nos últimos anos, acompanhando o crescimento da cesta de bebidas na qual está inserida. Os dados indicam que os brasileiros compram bebidas 6 vezes ao mês, sendo que em 4 oportunidades levam leite, um dos destaques da categoria.

“Nossos estudos identificam que há 8 anos, o leite está presente em 100% dos lares - mais do que o refrigerante, por exemplo, com 99%”, declarou Fátima Merlin, diretora de varejo da Kantar Worldpanel.

Nesse cenário, o consumidor mixa sua cesta de bebidas, agregando mais e mais produtos. Entre 2005 e 2011, o percentual dos que compram entre seis e nove categorias de bebidas passou de 35% para 55%.

O todo-poderoso leite longa vida -No estudo da Kantar Worldpanel foi verificada a expansão constante do leite longa vida, mesmo em regiões que não têm tanta proximidade com o produto como Norte e Nordeste, onde o leite em pó perdeu participação.

O leite longa vida está presente em 89% dos domicílios do país, concentrado nas classes sociais mais altas. Mesmo assim, o aumento do consumo do produto foi de 13 p.p entre 2003 e 2011. Ele roubou espaço dos leites pasteurizado e cru, ambos com queda de 11 p.p. Na segunda colocação do ranking está o leite em pó com 66% de penetração, uma alta de 7 p.p no mesmo período.

O leite longa vida teve elevação no desembolso, já que o consumidor gastou em média R$ 15,10 mensais com o produto e o valor subiu 10% na média anual entre 2005 e 2011. Os supermercados são o canal de venda com maior disponibilidade da bebida, sendo que os hipermercados vêm perdendo espaço e o atacado ocupando esse grupo. O leite integral tem a maior preferência, com 88% de participação nas vendas porque possui o menor custo, em média R$ 1,89. O semidesnatado é o mais caro, com custo médio de R$ 1,96.

A região Sul do Brasil é onde o produto tem maior presença, 98% dos lares. Por lá, o leite longa vida é consumido principalmente pela classe C, com 46% de alcance, seguido pelas classes AB e DE, além disso, é o preferido das donas de casa com mais de 50 anos de idade.

As regiões Norte e Nordeste são vistas como uma oportunidade no mercado já que o leite longa vida tem um alcance em apenas 65% dos domicílios, concentrado na classe AB, com 41%. Mesmo assim há condições para um crescimento maior entre as classes mais baixas que, aos poucos, deixam de lado o leite em pó.

No Centro-Oeste e Sudeste, a presença do leite longa vida é de 95% dos lares, com destaque para o consumo da classe C, com 43%, na frente das classes AB e DE.

Oportunidades no mercado de leite e linhas saudáveis -De olho no futuro, o mercado de leite se volta para as linhas fit, com menos calorias e maior apelo saudável. É importante observar que o consumidor está mais apto a experimentar novos produtos, sem deixar de lado a preocupação com o preço. O consumo do leite longa vida, por exemplo, é mais suscetível a promoções principalmente relacionadas a desconto no preço.

“O apelo por praticidade é algo cada vez mais presente na cabeça do consumidor, especialmente no setor de bebidas. O mercado de leite tem se adaptado a essa realidade desenvolvendo novas linhas do produto, com embalagens fáceis de ser manuseadas e baixo teor de gordura.”, explica Fátima Merlin.

A exemplo do que acontece em países da Europa, o Brasil poderá, ao longo do tempo, dar preferência aos leites saudáveis. Na Inglaterra, por exemplo, o leite desnatado tem um alcance de 52% dos lares, contra apenas 8% entre os consumidores brasileiros. O leite de soja tem índice de penetração de 12% entre os ingleses. No Brasil, a bebida tem obtido maior participação nas vendas, porém ainda tem um bom caminho a percorrer.

Kantar Worldpanel é líder mundial em conhecimento do consumidor, através de painéis de consumo contínuos. High Definition Inspiration ™ combina análises avançadas e soluções customizadas em pesquisa de mercado oferecendo insights com nitidez e clareza, tanto no quadro geral quanto nos pequenos detalhes que resultam em ações bem-sucedidas por seus clientes. Seu conhecimento sobre o que as pessoas compram, o que usam e as atitudes por trás de seus comportamentos de compra se tornou moeda corrente no mercado para os proprietários de marcas, varejistas, analistas de mercado e as organizações governamentais globalmente.

Com mais de 40 anos de experiência, formada por uma equipe com mais de 3.000 funcionários, e serviços que cobrem mais de 50 países, diretamente ou através de parceiros, Kantar Worldpanel apresenta High Definition Inspiration™ em campos tão diversos como o largo consumo, produtos por impulso, de bebês, de telecomunicações e entretenimento, entre muitos outros. [www.kantarworldpanel.com].

Perfil-Kantar é uma das maiores empresas do mundo de investigação, informação, e consultoria. Através da combinação do talento das suas 13 empresas especializadas, o grupo pretende se tornar o fornecedor preeminente de insights orientado a ações efetivas e inspiração para a comunidade empresarial mundial. Seus 26.500 colaboradores trabalham em 95 países e em todo o espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, permitindo ao grupo oferecer aos clientes insights de negócios a cada ponto do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500.[www.kantar.com].

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