Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/09/2007 - 11:00

A revolução da indústria ceramista brasileira

Há uma revolução na indústria ceramista brasileira, que passou a acompanhar as tendências mundiais em termos de design, criatividade e qualidade. Graças a isso, o país vem, nos últimos anos, ganhando espaço entre os principais pólos produtores de cerâmicas de todo o mundo.

Atualmente, o Brasil é o quarto maior produtor mundial. E, por causa do avanço do design e da qualidade de seus produtos, a indústria ceramista brasileira passou de coadjuvante para se tornar o segundo maior mercado consumidor.

Essa nova realidade é fruto de dois principais fatores: o incremento do poder de compra do brasileiro nos últimos anos e a maturidade da indústria, que passou a ofertar uma variedade maior de produtos competitivos e inovadores.

Esse processo de aprimoramento industrial teve início quando as empresas do setor perceberam que, além de preço e qualidade, a atenção dos consumidores se volta cada vez mais para o design das peças e a possibilidades de combiná-las harmonicamente com o ambiente.

A conseqüência disso é que os produtos “Made in Brazil” passaram a concorrer em pé de igualdade com produtos internacionais. Isso teve implicações diretas na produção brasileira. Não por acaso, o interior de São Paulo – o maior centro produtos de pisos e azulejos da América Latina – tornou-se sinônimo de qualidade em cerâmica.

Hoje, as empresas de cerâmica do interior de São Paulo possuem um alto nível de excelência em sua cadeia produtiva e também dispõem de mão-de-obra especializada e altamente qualificada. Como conseqüência, os pisos e azulejos ali fabricados combinam design inovador com qualidade de produção.

Isso serve para sepultar a anacrônica idéia de que investimento em diferenciação de produto é algo caro ou de pouca viabilidade comercial. Até porque o mercado está saturado dos mesmos desenhos e das mesmas cores. Os produtos da cerâmica brasileira são uma miscigenação de estilos e cores e refletem a própria essência do povo brasileiro.

. Por: Vanderlei Caetano de Castro, Gerente Comercial da Cerâmica Carmelo Fior e tem mais de 20 anos de experiência no setor

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira