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22/12/2011 - 09:56

Pesquisando o futuro

Uma das maiores aspirações da humanidade é, sem sombra de dúvida, saber como será o futuro. Previsões astrológicas, tarô e búzios são alguns dos recursos utilizados por aqueles que acreditam nessa linha de adivinhações. Já avaliações de tendências, planejamento e pesquisas são as armas utilizadas por profissionais, que preferem a ótica científica como forma de tentar antever o que vai acontecer.

De posse de uma avaliação embasada cientificamente, por meio de pesquisas, sim é possível saber as possibilidades de um produto ou serviço dar certo no mercado. Ainda mais se levarmos em consideração um cenário financeiro internacional turbulento como o que se configura em vários países ricos, fruto da crise econômica, temos que pensar muitas vezes mais antes de colocar um produto ou serviço na prateleira, seja ele qual for. Vivemos, no mundo globalizado de hoje, uma época em que assertividade é o nome do jogo. Precisamos ser certeiros em tudo o que fazermos.

Justamente nesse momento é possível utilizar as pesquisas para detectar quais as tendências de consumo e as necessidades do mercado que se aproximam, por exemplo, na área de tecnologia. Você sabia que o sonho de consumo dos brasileiros para o próximo Natal é o tablet?

Uma pesquisa realizada pela Enfoque Pesquisa, companhia especializada em decifrar os desejos de consumidores e tendências de consumo, e pela sua parceira NetQuest, especializada em pesquisas on line, mostrou que 16% dos consumidores brasileiros pretendem comprar produtos eletrônicos neste fim de ano, sendo que 14% destes tem a intenção de adquirir um computador ou um notebook. Já 13% dos entrevistados se disseram interessados em comprar um tablet.

Isso é um sinal de que o mercado vai sentir um “estouro” desses produtos em um prazo muito curto. Além disso, toda a cadeia de valor ligada a essa tecnologia será movimentada, desde as lojas especializadas até os desenvolvedores de aplicativos para os gadgets. Mas se os lojistas não tiverem se preparado há vários meses para terem estes produtos na época certa, não poderão usufruir de toda a força desta oportunidade. É preciso olhar bem mais adiante, e com maior antecedência, para tirar proveito do que o futuro vai trazer.

Então, por que não considerar que o futuro ainda não chegou e investir em conhecer um pouco mais as tendências de comportamento em relação ao seu tipo de comércio? Assim, pode-se estar antenado e preparado nos próximos anos para atender as necessidades desse consumidor que estará apto a consumir seus produtos a cada ciclo comercial.

Um dos grandes segredos é estar preparado para conhecer e se aproveitar das oportunidades. Isso é a essência do planejamento. Muita gente não consegue pensar além do curto prazo, algo inconcebível em um cenário de incertezas. A dica é: para se ter sucesso, planeje a longo prazo.

Explico melhor: você já se pegou pensando em onde quer estar em 2014? Alguns fanáticos por futebol dirão que pretendem comemorar o hexa-campeonato da Seleção Brasileira de futebol. Mas o que eu realmente gostaria de sugerir é que você planejasse onde gostaria de estar daqui a dois ou três anos. Difícil? Impensável?

Não. O mundo muda muito rápido, mas nada que não possa ser previsto agora, embora com alguma margem de erro. Muito do que conhecemos hoje, principalmente em marketing, pode deixar de existir, dando espaço a novas técnicas e formas de se comunicar. As redes sociais estão aí para comprovar. A grande maioria das pessoas não imaginaria, dois anos atrás, que o Facebook seria essa potência que é hoje e que seria mais fácil encontrar uma pessoa disponível no Twitter do que por telefone. Mas aqueles que estavam acompanhando as tendências e atentos ao que se delineava são os pioneiros em usar o potencial das redes sociais para reforçar seu negócio.

E como as marcas, seus produtos e serviços chegarão em 2014? Um sabão em pó líder em vendas, provavelmente, continuará nessa posição e terá, supõe-se, novos aromas ou novos benefícios funcionais. Uma indústria de veículos continuará realizando o lançamento de seus carros todo ano, com novas versões, duas, quatro ou até com três portas. Mas certamente já teremos mais e mais aplicativos nos automóveis, para atender às novas necessidades dos consumidores conectados 24/7.

Para colocar na sua casa cada um desses produtos amanhã, as empresas precisaram pensar neles há bastante tempo atrás. Por isso é que elas são líderes, consolidadas e admiradas. Porque, novamente, se utilizam de todas as ferramentas possíveis para tornar realidade o sonho de trazer o futuro para o agora.

Isso é planejar. É antecipar. É pesquisar. É saber o que realmente importa para o seu público-alvo e mostrar seus diferenciais aqui e agora. Independente do que ocorrer, saia a carta de tarô que sair, se a ideia estiver embasada em uma boa pesquisa, e em estudo de tendências e cenários, vale a pena apostar no futuro que ela aponta.

. Por: Zilda Knoploch, Mestre em Antropologia Social, Pós-Graduada em Marketing, Fundadora e sócia da Enfoque Pesquisa.

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