Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/12/2011 - 06:44

CWT completa 75 anos de sucesso no Brasil!

Empresa que inovou o segmento de viagens corporativas.

São Paulo – A Carlson Wagonlit Travel líder global especializada na gerência de viagens de negócios, iniciou suas operações no Brasil no Rio de Janeiro em 1936, quando um decreto presidencial, assinado por Getúlio Vargas, autorizou a CWT a atuar neste país, naquela época com o nome de Compagnie Internationale des Wagons-Lits.

A filial brasileira, cujo slogan era “A maior organização mundial de viagens”, com o passar do tempo foi aumentando seu volume de vendas e se especializando em atendimento de viagens com produtos nacionais e internacionais.

Em 1952, da CWT já tinha duas agências em São Paulo. Uma na Praça Patriarca N. 56 e outra recém-inaugurada na Rua Marconi N. 101, que se tornou a primeira a vender vouchers de hotéis e até mesmo de trens na Europa, na época feito por telegramas.

Anos depois, em 1960, a Wagons-Lits expandiu sua missão de servir viajantes para se transformar na Wagons-Lits Travel, a maior empresa de gerenciamento de viagens da Europa, o que na época a caracterizou como forte operadora de contas correntes.

Nas décadas de 60 e 70, a Wagons-Lits abriu subsidiárias em todo o mundo e na década seguinte ampliou seus mercados através de várias aquisições, focalizando o segmento de viagens de negócios.

Em 1991, o mercado de viagens corporativas presenciou alguns fatos importantes e que teriam uma grande contribuição para a futura composição da CWT: a Accor adquiriu a “La Compagnie des Wagons-Lits” e a “Ask Mr. Foster” mudou de nome para Carlson Travel Network, com o objetivo de capitalizar profissionalismo, força e sinergia das empresas Carlson. Anos depois, as mudanças continuaram e a Wagons-Lits Travel mudou de nome para Wagonlit Travel e consolidou seu network, seus produtos e serviços para empresas multinacionais. E em 1997, a Carlson Travel Network dos EUA e Wagonlit Travel da Europa fizeram uma fusão e formaram a rede Carlson Wagonlit Travel para viagens de negócios. A nova empresa foi a primeira de serviços de viagem global com gerenciamento internacional.

No ano seguinte, em 1998, assumiu a primeira posição no ranking nacional, elevando os níveis de qualidade de atendimento e gerenciamento de budget de viagens. Neste mesmo ano, a CWT criou o “CWT Solutions Group”, no qual especialistas passaram a fornecer consultoria de serviços aos clientes, em especial, a seleção de alocação de novas tecnologias em fontes estratégicas da parte aérea e de hotelaria.

Em 2001, a CWT fortaleceu ainda mais a sua presença no Brasil, com a aquisição da Itaú Turismo, agência de viagens do Grupo Itaú.

Anos depois, em 2005, a CWT Brasil passou a integrar a Carlson Companies. Nesta ocasião, a empresa já tinha em sua carteira de clientes 60 das 100 empresas mais ricas do mundo, contando com mais de 3 mil agências distribuídas em 145 países e um quadro de 14 mil funcionários.

Em 2006, a CWT fez nova aquisição: a Navigant, que acabou influenciando a filial brasileira e duplicando o tamanho da companhia na América do Norte. A partir desta época a CWT iniciou um trabalho com foco de trabalho nas contas globais e um novo posicionamento, o que vem mudando não só a imagem da empresa, como toda a cultura do mercado de viagens corporativas.

Neste mesmo ano de 2006, a Carlson e One Equity Partners (OEP) adquiriram 50% das ações da Accor na CWT. A Carlson se tornou acionista majoritária com 55% das ações da CWT, ao passo que a OEP permaneceu com 45%.

Em 2008, a CWT, comandada no Brasil por André Carvalhal (atual presidente), comprou a Viajes Mapfre, agência de turismo da seguradora Mapfre. As aquisições da CWT superam 10 agências, e a última aquisição foi a compra da Net Tour em 2011, o que reforça a liderança da CWT no Brasil e permite agregar expertises para atender o mercado local.

Foi em 2011 também que a CWT teve mudanças em seu time de executivos, proporcionando um novo direcionamento da empresa, novas idéias focando principalmente as áreas de operações, desenvolvimento organizacional, vendas e marketing.

Atualmente, a CWT Brasil conta com matriz em São Paulo e filiais em Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte. A companhia está presente em mais de 150 países e atua em quatro linhas de negócios: serviços de viagem e transações, otimização do programa de viagens, segurança & assistência e grupos & eventos.

Esta é a CWT, uma empresa com muita solidez de mercado. Uma empresa que enfrentou e superou muitas crises ao longo dos anos, sempre se fortalecendo, sempre se preparando para inovar e surpreender!

Hoje se inicia o ano de comemorações dos 75 anos da CWT no Brasil. Uma série de eventos marcará em 2012 esse importante fato no mercado brasileiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira