Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/12/2011 - 06:44

Cast participa do desenvolvimento de softwares livres para o Programa de Inclusão Digital do Banco do Brasil

A Cast, empresa brasileira de tecnologia de ponta, participa do desenvolvimento de soluções livres para o Programa de Inclusão Digital do Banco do Brasil. Mais de dois mil telecentros e salas de informática já foram instalados pelo banco em todo o País, em um total de mais de 40 mil computadores doados a instituições, escolas e comunidades carentes digitalmente.

Na modernização de seu parque tecnológico, o Banco do Brasil já doou milhares de computadores, que ficam com desempenho equivalente ao de computadores novos ao usar a Distribuição Tucunaré. Nos telecentros comunitários, é disponibilizado o acesso às novas tecnologias digitais, que possibilitam o uso de serviços de pesquisas escolares, governo eletrônico, impressão de documentos, cursos a distância, pagamentos eletrônicos, pesquisas, compras, vendas etc. As entidades contempladas se responsabilizam pela gestão e administração dos espaços.

A opção pelo software livre incentiva a livre concorrência, forma uma cultura para além dos softwares proprietários, quebra a dependência de fornecedores de soluções em TI, acata a orientação do governo federal, permite a apropriação do conhecimento pelas comunidades, contribui para o amadurecimento das aplicações e adequações às suas realidades e as isenta de custos com licença de uso.

As soluções em softwares livres são as mais modernas, concorrem em pé de igualdade com as soluções proprietárias. E, em muitos casos, são mais eficientes, pois, com elas, computadores de baixo desempenho podem processar informações como se fossem novos.

A Cast colabora no desenvolvimento dos seguintes produtos de TI para o Programa de Inclusão Digital do Banco do Brasil:

Tucunaré – Derivado do Debian GNU/Linux, agrega um conjunto de softwares livres de alta performance, fornece soluções de escritório, multimídia, telefonia PABX IP, ensino, lazer e muitas outras. Suas atualizações são feitas periodicamente, por meio de processo automatizado via internet, basta apenas a concordância do gestor do telecentro. Propicia a sobrevida dos computadores obsoletos mediante a utilização de um servidor de média capacidade, que suporta o processamento de até 20 computadores de baixo desempenho. Disponibiliza o funcionamento de um telecentro comunitário (conectado à internet) ou de salas de informática (sem conexão). Com isso, provê acesso ao mundo de soluções tecnológicas de informação aos cidadãos das comunidades atendidas.

Ocara – Este aplicativo permite às comunidades usuárias de telecentros o gerenciamento dos espaços públicos para acesso à internet e demais tecnologias de informação. Promove a administração eficiente do uso desses espaços comunitários de maneira disciplinada e democrática. Opcionalmente, de acordo com a orientação de cada comunidade, possibilita o custeio do telecentro por meio de cobrança de taxas pelo uso dos equipamentos. Além disso, mantém um banco de dados dos usuários, que permite a geração de informações sobre o perfil das comunidades, podendo ser usado, por exemplo, para selecionar ações sociais mais eficientes.

Portal Rede Telecentro – Site institucional do Programa de Inclusão Digital do Banco do Brasil, é o canal de comunicação da coordenação do programa com as comunidades. No portal, encontram-se informações institucionais sobre o programa, sua capilaridade regional, fotos de telecentros, tutoriais, videoaulas, mapa para localização de telecentros, entre outras funcionalidades que podem ser acessadas por meio do link www.redetelecentro.com.br.

Perfil-A Cast é uma empresa de capital 100% brasileiro, estabelecida em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Estados Unidos, com atuação em todo o território nacional e no exterior. Fundada em 1990, desenvolve soluções em tecnologia de ponta e atua em áreas como: centros de conhecimento e desenvolvimento de soluções e testes; fábrica de sustentação; conversão de legado; Enterprise Content Management (ECM); Business Intelligence (BI); outsourcing e Business Process Management (BPM), entre outras. Com crescimento superior a 130% nos últimos cinco anos, a empresa, que recebeu certificado CMMI nível 3, MPS.BR nível C e ISO 9001:2008, conta com mais de 30 clientes ativos, entre órgãos do governo e empresas públicas e privadas, tais como: Banco Central, Serpro, Banco do Brasil, Petrobras, Novartis, EMS e Localiza Rent a Car.T

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira