Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/12/2011 - 07:16

SIPCEP lança livro da panificação


O SIPCEP - Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná lança o livro História da Panificação no Paraná, escrito por José Paulo Fagnani e editado pela Natugraf para comemorar o aniversário do sindicato, que completa 70 anos em 2012.

Com ilustrações coloridas, as 104 páginas da obra remontam a história do SIPCEP e do padeiro, além de fazer um apanhado histórico da panificação no Paraná e no mundo.

Por ter sido multiplicado por Jesus e distribuído por Ele na Santa Ceia, o pão é conhecido como um alimento sagrado, mas sua criação data do homem nômade, caçador e pastor, o que o torna um dos alimentos mais antigos do mundo.

Com o tempo, o pão foi evoluindo junto com as técnicas de produção e a sua fabricação foi transformada pelos egípcios em arte. Esta cultura ultrapassou as fronteiras do Antigo Egito até a Grécia, que se encarregou de percorrer diversos lugares para ensinar a técnica e difundir o alimento.

O livro também conta o motivo do dia do padeiro ser comemorado em 08 de julho. Segundo a obra, no ano de 1.333, em Portugal, a população estava sendo assolada pela fome e, para ajudar aos necessitados, a Rainha D. Isabel, casada com o rei D. Diniz, empenhorou suas joias e comprou trigo para abastecer o celeiro real. Com o ingrediente, ela pôde manter o seu costume de distribuir pães aos pobres durante as crises.

Durante um dia de distribuição ela foi surpreendida pelo rei e, temendo censura, escondeu os pães em seu avental. Desconfiado, o rei perguntou o que ela escondia. Ela respondeu que eram rosas, mas mesmo assim ele pediu a ela que lhe mostrasse. Para a surpresa de todos, ela abriu os braços e caíram rosas pelo chão. O povo gritou “Milagre” e o rei beijou as mãos da esposa, que se tornou Santa. O seu dia é comemorado em 8 de julho.

Para o presidente do SIPCEP, Vilson Felipe Borgmann, é importante que todos os padeiros conheçam a história de sua profissão e do alimento que produzem. “O conhecimento guardado por este livro vai contribuir com a nossa cultura profissional, além de difundir a importância do pão e do padeiro para todos os leitores”.

Ainda segundo Borgmann, a obra também serve para deixar registrado na história todas as conquistas do setor, como a entrada do Paraná no Guinness Book com o maior pão do mundo, que pesou 1.571,25 kg.

.[Os interessados em adquirir o livro podem entrar em contato com a editora Natugraf pelo telefone (41) 3257-6711].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira