Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/12/2011 - 07:28

BID e Furnas assinam contrato para reabilitação das Centrais Hidrelétricas de Furnas e Luiz Carlos Barreto de Carvalho

Programa vai restituir os rendimentos originais de potência das usinas por meio da reforma e substituição de equipamentos, priorizando a eficiência energética sustentável.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a empresa do setor elétrico Furnas – Centrais Elétricas S.A. assinaram hoje contrato de empréstimo que financiará parte do Programa de Reabilitação das Hidrelétricas Furnas e Luiz Carlos Barreto de Carvalho.

O Programa contribuirá para a recuperação e conservação da capacidade de geração de energia elétrica destas usinas por meio de fontes renováveis, o que resultará em um impacto positivo na eficiência energética e na redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) dado que evita o consumo de combustível fóssil para a geração de eletricidade.

A solenidade de assinatura aconteceu na Representação do BID, em Brasília, e contou com a presença do Encarregado da Representação do BID no Brasil, Fernando Glasman, do Diretor-Presidente de Furnas, Flavio Decat de Moura, do Diretor de Finanças de Furnas, Nilmar Sisto Foletto, do Presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, e da Procuradora da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, Fabiani Fadel Borin.

“Essa parceria com o BID não traz apenas o benefício financeiro, mas também o valor da governança na aplicação dos recursos. Espero que seja o início de uma parceria de longo prazo”, disse o Diretor-Presidente de Furnas, Flavio Decat de Moura.

O BID apoiará o programa financiando US$ 128,66 milhões, enquanto Furnas aportará US$ 24,5 milhões de contrapartida local. A operação vai reabilitar e modernizar a Central Hidroelétrica Furnas e a Central Hidroelétrica Luiz Carlos Barreto de Carvalho, ambas localizadas no Rio Grande, no estado de Minas Gerais. Desta maneira, o investimento deve recuperar a capacidade de geração de energia elétrica; aumentar a eficiência, confiabilidade e redução do período de manutenção e custos; aumentar a vida útil das usinas e fazer uma atualização tecnológica.

Nos últimos anos, o crescimento do consumo de energia elétrica no Brasil aumentou a taxas de 4,5% ao ano. Em 2010, este consumo aumentou 7,8%. Num mercado onde 75% da geração de energia elétrica provém de hidrelétricas e onde se estima que a demanda por energia elétrica crescerá 5% ao ano entre 2011 e 2018, tem levado concessionárias e produtoras de energia a otimizar a operação de suas usinas mais antigas, em busca da redução de interrupções não programadas que causam perdas de receita e indisponibilidade para o sistema.

O Programa também é consistente com as prioridades estabelecidas na preparação da Estratégia do BID com o Brasil para o período 2011-2014, onde um tema estratégico é a reabilitação e modernização de hidrelétricas. Assim, o programa também está alinhado com a iniciativa Energia Sustentável e Mudança Climática (SECCI), que promovem projetos de energia renovável, eficiência energética e evita emissão de gases de efeito estufa.

O empréstimo tem prazo de 20 anos, com período de carência total de quatro anos e taxa de juro variável baseada na Libor.

.[Foto: o Encarregado do BID no Brasil, Fernando Glasman (esq.), e o Diretor-Presidente de Furnas, Flávio Decat (dir.), assinam contrato de reabilitação de hidrelétricas].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira