Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/12/2011 - 07:28

Energisa investe em seu primeiro projeto de bioenergia

Cataguases (MG) – A Energisa S/A (BM&FBovespa: ENGI3, ENGI4 e ENGI11), anuncia seu primeiro projeto em bioenergia. A empresa acaba de firmar um acordo que poderá agregar até 170 MW ao parque gerador sob sua gestão. A transação se dará pela aquisição de 85% de duas usinas termelétricas operacionais movidas à biomassa de cana-de-açúcar da Tonon Bionergia, localizadas em Bocaina (SP) e Maracajú (MS). Adicionalmente, aproveitando o aumento previsto na capacidade de plantio e moagem da Tonon, a Energisa terá o direito de expandir as usinas termelétricas existentes e construir e explorar comercialmente, em sua totalidade, outras duas termelétricas a serem implantadas nos mesmos locais.

As unidades que já estão em funcionamento perfazem 60 MW. Já as unidades que serão repotenciadas/ implantadas deverão adicionar 110 MW quando se tornarem operacionais. Os projetos estão em fase inicial de estudos de engenharia e definição de equipamentos, e a previsão de início da operação comercial das expansões é para o primeiro semestre de 2014, após serem obtidas as autorizações de expansão.

O investimento total da Energisa nestas aquisições será de aproximadamente R$ 490 milhões, sendo R$ 140 milhões o valor da aquisição dos ativos e projetos. “A parceria com a Tonon é de grande importância na medida em que reitera o compromisso da Energisa na geração de energia limpa”, afirma Maurício Botelho, vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores do grupo. A conclusão do negócio está sujeita ao cumprimento de algumas condições precedentes usualmente aplicáveis a transações dessa natureza.

Uma das grandes apostas da Energisa é na geração de energia renovável. Nos últimos dois anos, a companhia intensificou os investimentos destinados aos projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e ingressou definitivamente no segmento de geração de energia elétrica por fonte eólica. Até 2016, o plano estratégico da Energisa é de contratar a construção de 500 MW de potência instalada.

Energisa-O Grupo Energisa tem na distribuição de energia elétrica a principal base de seu negócio. Com cinco distribuidoras no Brasil – Energisa Sergipe, Energisa Paraíba, Energisa Borborema, Energisa Minas Gerais e Energisa Nova Friburgo – o grupo abrange 91.180 km² de área coberta, atendendo a 2,4 milhões de consumidores e beneficiando 6,8 milhões de habitantes em 352 municípios. Adicionalmente, o Grupo Energisa implantou nos últimos anos projetos de geração hidráulica no Estado do Rio de Janeiro bem como iniciou a construção de um parque eólico no Estado do Rio Grande do Norte. Mais de 5 mil colaboradores diretos e indiretos fazem parte das suas empresas. As ações da Energisa são negociadas na Bolsa de Valores Mercadorias e Futuro de São Paulo (BM&F Bovespa) sob os códigos ENGI3, ENGI4 e ENG11.

Tonon Bioenergia-Fundada em 1962, a Tonon Bioenergia é uma usina produtora de açúcar, etanol e energia, com duas unidades industriais, sendo uma localizada em Bocaina (SP), com capacidade de moagem de 3,5 milhões de toneladas, e a outra em Maracajú (MS), com capacidade de 2,0 milhões de toneladas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira