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23/12/2011 - 07:28

Varejo aponta alta de 5,5% nas vendas de dezembro

Segundo o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), a expectativa é que as vendas de janeiro de 2012 cresçam 4,8%, e as de fevereiro, 4,2%.

O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), pesquisa desenvolvida junto aos associados do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), aponta alta de 5,5% em dezembro de 2011 em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo com a desaceleração da atividade econômica, a expectativa é que o volume de vendas em janeiro aponte alta de 4,8% sobre o mesmo mês de 2011. Para fevereiro de 2012, o crescimento esperado é de 4,2% em comparação ao mesmo mês de 2011.

Ao contrário dos estudos anteriores e dos resultados da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), o segmento de bens não-duráveis projeta crescimento bem mais otimista em relação à verificação anterior, que chegou a apontar retração nas vendas. Historicamente, este segmento tem o maior peso nas medições do IBGE e contribui com cerca de 40% no índice da Pesquisa Mensal do Comércio. A expectativa é de crescimento de 4,2% em dezembro de 2011, 3% em janeiro e 1,8% em fevereiro de 2012.

O segmento de bens semiduráveis (vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos) também reverteu a perspectiva apontada na sondagem passada e sinaliza uma leve retomada, com previsão de vendas de 4% em dezembro, 4,2% em janeiro e 4,8% em fevereiro. Já o varejo de bens duráveis (móveis, eletrodomésticos, material de construção), que se destaca em todas as medições, as perspectivas permanecem mais positivas que os de não-duráveis e semiduráveis, com taxas de crescimento de 9,4% em dezembro, 9,1% em janeiro e 8,9% em fevereiro.

IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas)-Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), com o intuito de projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo.

Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas no futuro. Em seguida, estas respostas são ponderadas de acordo com o respectivo porte de cada empresa, para que se alcance indicadores como o volume de vendas e o faturamento nominal. Os dados extraídos pelo indicador têm permitido uma visualização mais ampla do comportamento do mercado para um período futuro de até três meses.

O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 35 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento do varejo ético e formal.

Conheça as empresas associadas: Bob´s, BR Home Centers, C&A, C&C Casa e Construção, Decathlon, DPaschoal, Drogasil, Droga Raia, Fnac, Fototica, Grupo Dimed-Panvel, Grupo Pão de Açúcar, Insinuante, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Lojas Cem, Lojas Leader, Lojas Renner, Lojas Riachuelo, Lojas Marisa, Magazine Luiza, mmartan, O Boticário, Pernambucanas, Polishop, Quero-Quero Casa e Construção, Ráscal, Telhanorte, Tok&Stok, Walmart e GS&MD- Gouvêa de Souza.

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