Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/12/2011 - 06:16

Prepare-se para voltar a crescer


Crescer é o que realmente importa para qualquer negócio. E se você não acredita, basta ler autores desde Karl Marx e J.M Keynes a Joseph Schumpeter ou Milton Friedman. Não importa se são teóricos do monetarismo ou estudiosos políticos, com foco na oferta ou na procura. Todos acreditam em algum tipo de ciclo comercial.

Talvez esse não seja o melhor cenário, mas as coisas irão melhorar. E isso não é otimismo exagerado, e sim, observação dos fatos baseada na experiência. O ciclo comercial envolve períodos de expansão e retração. Não existe um, sem o outro.

Estamos num certo tipo de recessão e a recuperação levará um tempo. Já passamos por outras recessões antes, e passaremos por outras novamente. É neste cenário que vivemos e na minha compreensão a única questão importante é como iremos voltar a crescer.

Pense grande! Warren Buffett, o bilionário norte-americano, é o investidor mais bem sucedido, o homem que descrevia derivados como "armas financeiras de destruição em massa", e que ajudou a salvar o Goldman Sachs quando Wall Street passava por uma onda de pânico. Ele conseguia conversar com bom senso, enquanto os outros estavam transtornados.

E o que Warren Buffett está fazendo agora? Está comprando ações, pois sabe que se aproveitar para comprar as ações certas pelo preço certo, ele e seus investidores estarão em uma ótima posição em alguns anos. E isso também vale para empresários e negócios de todos os tamanhos. É hora de alicerçar a base que sustentará o crescimento. É o momento para investir no que é necessário e barganhar com fornecedores. Lembrando que a rede de fornecimento é uma das chaves para o crescimento ao longo prazo.

E, por que não, buscar novos mercados? Se você tem capital, coloque-o para trabalhar. Invista na expansão. Assuma riscos. Mas não faça uma dívida que você não tenha condições de honrar. E se você precisar de um empréstimo, a melhor hora é agora, pois as taxas de juros estão baixas. E os Governos estão propensos a conceder algumas facilidades para incentivar o crescimento.

Procure onde está a melhor oportunidade de expansão. Pode ser no setor público ou no privado. Nos EUA, enquanto o crescimento estava em queda em 2010, houve um aumento de 33% das empresas que prestavam serviços para o governo. Muitas dessas companhias do segmento de TI ou relacionadas a algum tipo de serviço militar eram de Washington DC, Virgínia ou Maryland,

Países e continentes apresentam realidades diferentes. Na América do Sul, os setores de prestação de serviços estão em crescimento, desde o setor de seguros, serviços financeiros até os de TI, como o gerenciamento de relacionamento com o cliente. Na Ásia, o sucesso é decorrente da utilização da mão de obra local na produção de serviços e bens. O atual desafio na região é criar produtos e serviços diferenciados para atender a uma classe média instruída e em expansão.

Líderes empresariais precisam estar sempre bem informados, devem conhecer quais são as medidas que cada governo está tomando, o que as pessoas estão fazendo, o que é permitido e o que não é pela cultura local do país. E, acima de tudo, estar aberto a experimentar.

Não importa qual seja seu destino e objetivo, a pesquisa deve ser intensa e os contatos certos precisam ser feitos. Se o objetivo é lucrar, é preciso crescer primeiro. E quando está difícil crescer é que os destemidos crescem mais do que qualquer um.

.Por: Mark Dixon - CEO e fundador do Grupo Regus, empresário europeu e principal executivo do Grupo Regus. Foi o fundador da empresa. Desde a criação da Regus em Bruxelas, Bélgica, em 1989, Dixon alcançou uma reputação de liderança e inovação no mercado. Antes da Regus, ele participou de empresas na área de alimentos no varejo e atacado. Agraciado com vários prêmios para a Regus, Dixon revolucionou a forma como as empresas abordam suas necessidades de espaços para escritórios, trazendo novas possibilidades para o futuro do trabalho.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira