Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/12/2011 - 08:36

Vendas de Natal atingem expectativas de lojistas no Rio Grande do Sul

Movimento nas lojas foi intenso, especialmente nos últimos dias antes do Natal.

As vendas da última semana antes do Natal elevaram o resultado do setor em 7,5% em relação ao desempenho das vendas do Natal passado. Os dados foram obtidos através de levantamento feito pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas - FCDL-RS junto aos lojistas do Estado e também junto a base de dados do Sistema de Proteção ao Crédito - SPC.

As vendas ultrapassaram o patamar esperado na projeção inicial da entidade, que era ficar entre os índices de 6% a 7%. O desempenho deve ser comemorado, de acordo com o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

- Devemos levar em conta que as vendas do Natal do ano passado foram consideradas por muitos, as melhores dos últimos anos, ou seja, em 2011 tivemos um crescimento sobre uma base histórica altíssima, o que torna esse número ainda mais importante - explicou.

Segundo o presidente da FCDL-RS uma das razões para este crescimento nas vendas foi o estímulo feito pelas políticas de redução da carga tributária (IPI), que foi muito bem recebida pelo setor. Os consumidores sentiram rapidamente as vantagens com a redução dos valores em produtos como refrigeradores, fogões e televisores. O levantamento apontou ainda que nos dois últimos dias antes do Natal as vendas se concentraram especialmente no setor de confecção, cosméticos e telefonia.

Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito SPC o índice de inadimplência parcial em dezembro está em 5,9%, refletindo no comportamento mais cauteloso do consumidor ao assumir compras com prazos de pagamento mais dilatados.

Um dos pontos que ainda entusiasma o setor é a chegada das tradicionais liquidações pós-Natal, oportunidade em que ocorrem as queimas de estoque, onde produtos são oferecidos com descontos muito atrativos aos consumidores. Para o ramo de confecções a semana será marcada pela tradicional troca de tamanhos e modelos de produtos, oportunidade em que os vendedores aproveitam para fazer vendas adicionais que satisfazem ainda mais o consumidor.

A FCDL-RS apresentará na próxima quinta-feira (29), um balanço do ano de 2011 com avaliação do ano que está se encerrando e perspectivas do cenário econômico para 2012.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) representa as Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS. Fundada em julho de 1972, é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo amparar e defender os interesses dos seus associados.

Atuando ativamente na representatividade política do setor varejista gaúcho, a instituição busca a qualificação e o desenvolvimento deste segmento, através de uma agenda estratégica focada em torná-lo referência mundial até o ano de 2017.

Referência nacional em informações cadastrais, a FCDL-RS se orgulha em fazer parte do Serviço de Proteção ao Crédito, importante ferramenta que auxilia diariamente o lojista associado na tomada de decisão na concessão de crédito. Maior banco de dados da América Latina, o SPC-RS recebe por mês mais de 1,5 milhões de consultas | .Marcelo Matusiak.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira