Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/09/2007 - 08:50

Ministro, presidentes de empresas e acadêmicos debatem equilíbrio entre sucesso e felicidade

Dirigentes da Fiat, Banco Real, Sadia, Samarco e Natura participam do lançamento do livro "Executivos: Sucesso e (in)Felicidade", ao lado de Henrique Meirelles, presidente do BC.

A busca incessante por melhores resultados. O desafio de bater sua meta a cada trimestre. Estresse. Essas são realidades diárias para executivos de alta gestão. E a pressão torna-se muitas vezes insuportável. Até porque o objetivo de todos não é apenas alcançar o sucesso, mas ser feliz plenamente.

Equilíbrio entre carreira e vida: seria uma equação sem solução para os executivos? Para responder a essa pergunta, a professora Betania Tanure, da Fundação Dom Cabral e da PUC-Minas, o professor Antônio Carvalho Neto (PUC-Minas) e a professora Juliana Andrade (Faculdade Pitágoras) realizaram a maior pesquisa do país sobre o tema, entrevistando mais de 1.200 gestores de empresas, durante dois anos.

Os resultados deste trabalho, patrocinado pelo Banco Real ABN Amro, estão reunidos no livro "Executivos: Sucesso e (in)Felicidade" (Editora Campus Elsevier), que será lançado no próximo dia 19 de setembro, em São Paulo, durante um painel de debates sobre o tema, coordenado pela professora Betania Tanure, a partir das 17h30, na sede do Banco Real.

O evento reunirá os presidentes de algumas das maiores organizações do país, que falarão de suas experiências na busca deste equilíbrio: Cledovirno Belini (Fiat); Fabio Barbosa (Banco Real); Gilberto Tomazzoni (Sadia); José Tadeu de Moraes (Samarco Mineração) e Pedro Passos (co-presidente do Conselho de Administração da Natura). Participação especial do ministro Henrique Meirelles, presidente do Banco Central do Brasil.

Sobre o Livro - O livro se baseia em análises concretas e sensíveis por parte dos autores. "A figura daquele executivo inatingível, fortaleza de sentimentos, indivíduo racional e estratégico, que só se dedica ao trabalho, mas tem, como que por obra divina, uma família perfeita, é lugar-comum", dizem os autores, na introdução do livro.

O estudo identificou, nos mais diferentes níveis executivos, uma enorme paixão pelo trabalho, que é fonte de realização inebriante e base de significativas contribuições para o desenvolvimento econômico e social. No entanto, estes gestores também se mostraram insatisfeitos com o desequilíbrio de tempo em favor da carreira.

A obra mostra, em detalhes, a realidade da vida executiva. "Não apenas as cores brilhantes, o lado sol do sucesso da vida executiva. Mostra também o lado sombra. Esta face, que se revela fortemente nos dias de hoje, está relacionada ao tempo e à energia dedicados à construção do sucesso profissional, que quase retira das pessoas a possibilidade de investimento verdadeiro em outras dimensões da vida", avaliam os autores.

Falar sobre essa relação entre sucesso profissional, felicidades e infelicidades é difícil para os executivos. Alguns dos entrevistados evitaram, nos primeiros minutos das entrevistas, discutir abertamente o tema. Mas, ao longo da pesquisa, os professores conseguiram penetrar na alma corporativa, revelada em declarações e depoimentos emocionantes.

O livro não faz um retrato demasiadamente sombrio da realidade. É visível nos executivos o prazer de estar no centro do poder decisório de suas organizações e até da sociedade. O glamour e o sentimento de realização também são fatos relevantes. Alguns têm a ambição de construir um significado maior para a sua vida e de contribuir com o país.

"A velha pergunta, que sempre vem à tona, instigante, afinal, é: qual o preço justo a ser pago por tanto sucesso?". O relato dos próprios executivos, parceiros conjugais e filhos é de que o (des)equilíbrio da equação afeta também, diretamente, a sua família - e, atenção!, a performance empresarial.

A intimidade dos executivos foi discutida criteriosamente: na sua percepção do nível global de (in)satisfação; nas entranhas da sua vida pessoal, afetiva e familiar; em seus hábitos; sua saúde e ainda na dimensão da sua vida profissional, compreendendo os prazeres e os dramas das relações com pares, chefes e subordinados, as inseguranças, as competências, as cobranças e as recompensas de diversas naturezas.

A análise dos dados mostrou que existem diferenças estatisticamente significativas de equação entre sucesso e felicidade, de prazeres e estresses, de sintomas físicos e psíquicos e de índices de (in)satisfação por gênero, nível hierárquico, idade e perfil psicológico.

Ao longo dos seus 11 capítulos, a obra mapeia todas as situações que levam ao desequilíbrio entre a equação sucesso e (in)felicidade. Além disso, mostram soluções e respondem importantes questões que norteiam a busca do leitor pelo seu próprio equilíbrio. Um livro que ajuda os executivos a colocar, enfim, "as coisas nos seus devidos lugares", como diz, no prefácio, o presidente do Banco Real, Fabio Barbosa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira