Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/12/2011 - 05:53

Premiada ganha Bolsa de Estudos em Neurologia

Autora do projeto de pesquisa em esclerose múltipla estudará por um ano na Espanha.

A neurologista Ana Cristina Wing foi a grande vencedora da segunda edição do concurso para Bolsa de Estudos Internacional, promovido pela Merck Serono – uma divisão da Merck – em parceria com a Academia Brasileira de Neurologia (ABN). Ana Cristina estudará por um ano no CEM-Cat – Centre d’Esclerosi Múltiple de Catalunya, do Hospital Vall’hebron, centro multidisciplinar e unificado considerado referência em pesquisa na área de neuroimunologia e esclerose múltipla. Localizado em Barcelona, na Espanha, o CEM-Cat recebe, desde 1996, médicos de diferentes países para aprimoramento profissional.

O processo de seleção foi realizado em quatro etapas. Inicialmente foram analisados os documentos (histórico escolar, CRM, certificado de conclusão da residência), de acordo com os critérios estabelecidos pelo concurso. Os candidados aptos a continuar no processo fizeram prova escrita sobre neurologia com foco em Esclerose Múltipla. No mesmo dia, os candidatos com média 7,0 realizaram a avaliação prática. Os selecionados seguiram para terceira fase, de análise do pré-projeto, currículo, exame de proficiência em língua inglesa e carta da coordenação do orientador do projeto.

Os melhores projetos e notas passaram para a quarta e última etapa, com três selecionadas: Ana Cristina Wing, Camila Hobi e Manuela Fragomini.

Os trabalhos foram julgados por uma banca composta por cinco especialistas em Esclerose Múltipla, membros da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e a premiação realizada no dia 02 de dezembro, com participação da Dra. Elza Dias Tosta, presidente da ABN e Arlete Moura, Gerente de Produto de Neurologia da Merck Serono.

“É muito gratificante podermos incentivar o desenvolvimento de trabalhos altamente qualificados que resultarão em pesquisas para contribuir com o tratamento de pacientes com esclerose múltipla. A comissão julgadora disse ter sido uma escolha muito difícil e, diante do nível dos projetos recebidos, estamos certos de estarmos no caminho para que jovens neurologistas possam ampliar seu conhecimento sobre a doença“, comenta Arlete Moura, da Merck Serono.

Dra. Elza Tosta também falou sobre a importância da parceria e de como o Brasil tem sido visto com interesse no cenário internacional. “Atualmente, os especialistas internacionais já olham para o Brasil com interesse para saber o que está sendo pesquisado por aqui, por isso é muito significativo não só o incentivo em conceder bolsas de estudo nesse nível como também ser bem representado e levar nossa imagem a um dos mais renomados centros, como o CEM-Cat“, reiterou a presidente da ABN.

Ana Cristina embarca para a Espanha em janeiro e ao longo de 2012 participará de estágio nas áreas clínica, de diagnóstico por imagem e exames laboratoriais do CEM-Cat.

Informações sobre a Esclerose Múltipla-A esclerose múltipla é uma doença desmielinizante de difícil diagnóstico que afeta o sistema nervoso central e geralmente acomete adultos jovens, especialmente mulheres. Seus principais sintomas incluem fraqueza, dormência ou formigamento dos membros, além de distúrbios visuais e cognitivos. A dificuldade em fazer o diagnóstico pode atrasar o seu tratamento e trazer impacto direto sobre a qualidade de vida do paciente.

Por ser uma doença crônica, a manutenção do tratamento ainda é um dos grandes desafios para o controle da patologia, uma vez que a adesão ao tratamento permite postergar a progressão da doença e reduzir a frequência de surtos.

A Merck é a mais antiga indústria farmacêutica e química do mundo. A companhia une essa tradição com a busca constante por inovações nos segmentos em que atua. Com forte presença global, a Merck, fundada na Alemanha há mais de 340 anos, hoje está presente em 67 países e distribui seus produtos em mais de 150. A empresa possui visão de longo prazo e prioriza a pesquisa e o desenvolvimento de inovações nas indústrias farmacêutica e química.

Desde 1995, a empresa possui cerca de 30% do seu capital total cotado na Frankfurt Stock Exchange. Os demais 70% pertencem à família Merck, descendente do fundador. Atualmente, a empresa conta com cerca de 40 mil colaboradores distribuídos por 67 países. A receita total do grupo em 2010 cresceu 20%, chegando a € 9.3 bilhões. No segundo trimestre de 2011, com um total de € 2.6 bilhões da receita, obteve crescimento de 16% em relação ao mesmo período de 2010.

A Merck atua no Brasil desde 1923 e é uma das dez maiores indústrias farmacêuticas do país, de acordo com o IMS Health. Sua sede é no Rio de Janeiro, onde fica também a fábrica de medicamentos. A área Química está localizada na capital paulista e conta com uma planta em Barueri e um depósito em Cotia, na Grande São Paulo. No Brasil, a empresa tem cerca de 1.100 funcionários.

A Merck trabalha em duas frentes, farmacêutica e química, e busca o equilíbrio nesses negócios. A área farmacêutica é composta pelas divisões Merck Serono - de medicamentos de prescrição, Produtos de Consumo e Genéricos. Já a Química compreende as divisões Merck Millipore, com portfólio completo de soluções para análises em laboratórios de pesquisa ou controle de qualidade em indústrias ou instituições de saúde; e Performance Materials, com pigmentos industriais, ativos e pigmentos cosméticos oferecidos para diversos segmentos, como o de cosméticos, automotivo e de tintas especiais.

A Merck conta com um Programa de Responsabilidade Social Corporativa que tem como princípio o compromisso com os funcionários, com a sociedade e com o meio ambiente. O objetivo é contribuir tanto com a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários – através de uma série de iniciativas e programas específicos – como proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência e crianças e jovens em risco social. Dessa forma, a Merck colabora a partir do apoio a projetos e ações que valorizam a cultura e a cidadania.

Academia Brasileira de Neurologia (Sociedade Brasileira de Neurologia)-A Academia Brasileira de Neurologia (ABN) é a maior e mais importante associação dos neurologistas do Brasil, com cerca de 1800 associados. É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, congregadora dos que exercem e/ou cultivam a neurologia e ciências afins no Brasil. Foi fundada na cidade do Rio de Janeiro em 5 de maio de 1962 e registrada no Primeiro Ofício de Registro de Títulos e Documentos da cidade de São Paulo. Representa a neurologia brasileira na "World Federation of Neurology" e dirige a sessão de Neurologia da Associação Médica Brasileira, no Conselho das Especialidades. Tem como fundamento a promoção do desenvolvimento científico da neurologia brasileira.

Através de suas comissões, discute assuntos amplos, como a Residência Médica em Neurologia e Programas de Ensino da Neurologia em nível de Graduação e Pós-Graduação, além de ser um foro de discussão científica e de assuntos relacionados às atividades profissionais do neurologista.

A ABN não poderia deixar de ter um olhar para a sociedade civil e é com essa visão que promove importante divulgação para o público leigo de informações sobre diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas. Também é através de suas publicações eletrônicas e impressas que mantêm a divulgação de pesquisas recentes sobre ciências neurológicas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira