Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/09/2007 - 08:53

Lançamento da Paulus editora expõe a problemática que envolve os meios de comunicação no Brasil

As políticas e o modelo dos meios de comunicação sofreram grandes mudanças ao longo da história. Com o objetivo de discutir o modelo de regulação do setor audiovisual adotado pelo Brasil em seu contexto histórico, a Paulus Editora lança Qual a lógica das políticas de comunicação no Brasil?, de César Ricardo Siqueira Bolaño.

O autor apresenta uma visão panorâmica da evolução das políticas de comunicação e faz uma verdadeira crítica ao modelo brasileiro, às políticas fragmentadas e à lógica de garantir os interesses dos radiodifusores.

Além da reflexão sobre os modelos de política de comunicação no Brasil, o livro cita alguns dispositivos da Constituição que não se concretizaram até hoje por causa da falta de regulamentação, são eles: proibição do monopólio e do oligopólio nos meios de comunicação; preservação das finalidades educativas, culturais e informativas; proteção à cultura regional por meio da garantia de regionalização de produção, entre outros.

Segundo o autor, o livro foi feito para mostrar a verdadeira lógica e coerência das políticas de comunicação. “Muitas vezes o público só vê a discussão momentânea, mas é preciso refletir e criticar essas políticas ou como vemos no livro, a falta delas”, explica.

Qual a lógica das políticas de comunicação no Brasil? faz parte da coleção Questões Fundamentais e apresenta uma lógica totalmente questionável, já que as políticas de comunicação brasileira nem sempre existem ou estão corretas.

César Ricardo Siqueira Bolaño é jornalista formado pela USP, doutor em economia pela Unicamp, professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), pesquisador do CNPq, presidente da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC), vice-presidente da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC) e tesoureiro da International Association for Media and Communication Research (IAMCR). Pela Paulus publicou Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia e A televisão brasileira na era digital.

.Qual a lógica das políticas de comunicação no Brasil? Autor: Cesar Ricardo Siqueira Bolaño | Editora: PAULUS | Coleção: Questões Fundamentais | Acabamento: brochura | Formato: 10.5 x 18 – 128 pág. | Preço: R$ 12,00 | Áreas de interesse: Comunicação, Sociologia | Público Alvo: comunicadores, sociólogos, estudantes e interessados no assunto | www.paulus.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira