Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/12/2011 - 06:15

Projeto patrocinado pela Petrobras forma restauradores em Vitória

Com patrocínio da Petrobras, projeto que qualifica jovens para restauração de patrimônio histórico e cultural no Espírito Santo vai formar sua primeira turma, de 34 alunos, na sexta-feira [06/01], às 19h, no Theatro Carlos Gomes, Centro Histórico de Vitória (ES).

O curso da Escola Multidisciplinar Profissionalizante e de Artes e Ofícios (Empao Petrobras) inclui oito meses de aulas teóricas e oficinas, além de 90 dias de estágio monitorado e remunerado em obras de restauro de imóveis. O projeto integra o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania e é realizado pelo Instituto Goia - associação de fins não econômicos, com atuação na área de valorização e preservação do patrimônio cultural do estado do Espírito Santo.

A última obra restaurada com a participação dos aprendizes foi a Igreja São Gonçalo Garcia, em Vitória. Os jovens participaram da reconstrução dos adornos, fizeram a recomposição de argamassa do reboco, e pintura a base de cal, além de restauração das portas de madeira da fachada da igreja. O imóvel, que completou 305 anos em agosto de 2011, tem características do período colonial, como frontão barroco, e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

“O interessante neste projeto é ver como é possível a promoção da cidadania por meio da preservação do patrimônio histórico e cultural. À medida que os jovens restauram parte importante da memória da cidade, eles criam laços com a comunidade e passam a ter novas perspectivas”, destaca Pedro Canal Filho, coordenador do projeto e diretor do Instituto Goia.

“Participar do projeto foi importante, porque antes eu não tinha ideia de que carreira seguir. Esta foi uma chance de me profissionalizar e fazer algo que acho lindo. Depois do curso meus horizontes se abriram“, afirmou a aluna de 23 anos, Magna Nascimento de Oliveira, moradora do município de Serra (ES).

Na formação inicial do curso, são oferecidas disciplinas como História da Arquitetura no Brasil, noções de Patrimônio Cultural, Desenho Técnico de Arquitetura, Teoria e Técnicas de Conservação e Restauro e oficinas de marcenaria, entre outras. Nesta etapa, o projeto fornece lanche, uniforme, apostilas e vale-transporte aos alunos. Ao final, os jovens recebem certificado e são encaminhados ao mercado de trabalho pelo Instituto Goia.

No prazo de dois anos, a Empao Petrobras ensinará a arte do restauro a 80 jovens em situação de vulnerabilidade social. Para se candidatar é necessário ter entre 18 e 24 anos, renda familiar de até três salários mínimos, ter concluído ou estar cursando o ensino médio e residir nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica ou Viana, no Espírito Santo. As inscrições para as próximas turmas estarão abertas até 20 de janeiro. |http://www.institutogoia.org.

.Formatura de 34 restauradores do projeto Empao Petrobras,no dia 06 de djaneiro de 2012 (sexta-feira),no Theatro Carlos Gomes - Praça Costa Pereira - Centro Histórico de Vitória (ES) – aberta ao público.Informações: (27) 3322-6418.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira