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30/12/2011 - 07:13

Incerteza econômica de 2012 mudará comportamento das empresas, diz HRG

2012 mudará a maneira de pensar das empresas no que diz respeito à gestão de viagens, de acordo com Hogg Robinson Group (HRG), empresa internacional de serviços corporativos.

Como os negócios ao redor do mundo começam a lidar com a previsão para o Ano Novo no meio da incerteza econômica, as empresas devem executar mudanças para maximizar os recursos de viagem. De acordo com Stewart Harvey, diretor comercial da HRG, “As perspectivas econômicas estão levando as empresas a buscarem novos negócios e isso significa priorizar mercados com perspectivas mais saudáveis de crescimento. As organizações não gastarão necessariamente mais ou menos em viagens em 2012, mas o farão de forma diferente”.

No Brasil, o Grupo Alatur, que atua na Gestão de Viagens Corporativas (Travel Management Company), Gestão de Eventos, Viagens Pessoais e Mobilidade Corporativa, é parceiro exclusivo da HRG Worldwide no País, sendo a HRG Brasil uma de suas unidades de negócio. Harvey comenta que os clientes estarão em busca de um melhor controle sobre opções de viagem em mercados tradicionais, por meio de viagens mais inteligentes e alternativas para reuniões internas, tais como vídeo-conferência. “ O dinheiro economizado pode ser realocado para permitir maior foco no crescimento e nos mercados emergentes, onde a oportunidade para novos negócios é mais forte, como China, Índia e Brasil”.

Autorização de viagem avançada-Como corporações focam em controle de custos, HRG prevê que a maioria dos gerentes de viagens estará sob pressão para olhar mais de perto as despesas antes das viagens serem feitas. As empresas estão buscando um controle mais rígido em custos por meio de autorizações prévias, mas há potencial para os gargalos se os sistemas não estiverem adaptados para facilitar o processo.

“Responsabilidade para autorizar viagens normalmente cai para gerentes de linha, mas como eles também podem ser viajantes, esperamos ver aumento da demanda por tecnologias que se estendem por meio de dispositivos móveis e desktops. Controle através de dispositivos móveis é alta prioridade para os nossos clientes. Por isso, a HRG desenvolveu ferramentas de autorização e relatórios para smartphones como uma forma de ajudá-los na obtenção de um processo mais eficaz ", diz Harvey.

Com corporações cada vez mais focadas em previsões precisas para os custos de viagem antes de sua autorização, HRG espera que a indústria de viagens venha mais uma vez ser pressionada para proporcionar uma maior transparência e padronização de taxas.

"Quando as condições econômicas são incertas, a última coisa que as empresas querem são surpresas, particularmente quando essas surpresas custam dinheiro. Além de ampliar o debate em torno de taxas adicionais (ancillary fees), também veremos mais corporações utilizando tecnologias móveis para reforçar a política de viagens entre os viajantes", avalia.

Capacidade e inventário limitados-HRG acredita que a demanda por viagens de negócios continuará saudável em 2012, mas espera que os fornecedores mantenham uma visão conservadora, controlando inventário e capacidade para minimizar a exposição ao risco. Para o diretor comercial da HRG, houve uma grande oscilação na demanda de viagens ao longo dos últimos anos. A atual situação econômica torna muito difícil para os fornecedores da indústria efetuarem previsões acuradas, preferindo errar por precaução.

"Como a demanda aumenta e a capacidade diminui, há dois desafios principais para os clientes: disponibilidade e acesso ao melhor preço. Nosso valor é percebido quando trabalhamos com os clientes para ajudá-los a compreender como estão viajando, e para identificar oportunidades através das quais podem economizar, mudando hábitos de viagem existentes".

*Números anuais de crescimento projetados pela GBTA mostram que o mercado de viagens deve crescer 11,2% na China, 10,8% na Índia e 7% no Brasil. Correspondentemente, HRG tem testemunhado forte foco na Ásia e no Oriente Médio, com interesse crescente em países da África e América Latina.

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