Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/12/2011 - 08:42

Varejo gaúcho apresenta balanço do ano e faz projeção otimista para 2012


FCDL-RS estima crescimento econômico de 4,5 % para o ano que se aproxima.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas FCDL-RS apresentou um balanço do ano de 2011 e também projetou cenários para o ano novo. O Score de Confiança do Varejo Ano 2012, trouxe a expectativa do setor apresentando dados da pesquisa aplicada com 451 lojistas do RS, distribuídos nos principais pólos econômicos do estado.

De acordo com o levantamento, 66.9% dos entrevistados confia muito no consumo consciente do consumidor. Em relação à oferta de crédito, a grande maioria, ou seja, 79,3% aposta no aumento da expansão do crédito. Quanto à confiança no desempenho do varejo, aproximadamente 8 em cada 10 entrevistados (80,9%) manifestaram a expectativa de que o segmento terá um ano melhor em 2012. A alta carga tributária segue sendo vista como o principal entrave para o desenvolvimento, seguido da falta de mão de obra qualificada.

De acordo com o presidente da FCDL-RS e Presidente do SEBRAE-RS, Vitor Augusto Koch, a sensação de otimismo é impulsionada, entre outros fatores, pela geração de empregos.

- Estamos apostando na manutenção, aumento da massa salarial e ganho real nos salários. Além disso, existe a expectativa de desoneração de impostos, expansão do crédito e aumento do número de pontos de vendas - explicou.

Um dos destaques do ano foi o setor de Móveis e Eletro. Houve aumento das vendas 2011 em relação a 2010 em Móveis de 9%. Já em eletroeletrônicos não houve aumento percebido. O setor projeta para o ano de 2012 crescimento de pelo menos 5%. Para o segmento de Auto-Peças o ano de 2011 foi excepcional com ampliação do faturamento em 18% e projeção de crescimento similar para o ano de 2012. No segmento de Jóias e Óticas o índice de crescimento foi de 6% e o setor projeta para 2012 crescimento entre 8 a 10%. Já a Papelaria e Brinquedos encerrou com crescimento superior a 15% sobre o ano de 2010. As vendas de brinquedos superaram todas as expectativas e a projeção para 2012 é a manutenção deste índice de crescimento. As diversas redes projetam expansão de lojas para o ano de 2012.

A FCDL-RS apresentou ainda números em relação ao Programa Q-Comércio. Foram 45 lojistas participantes, ao final de dezembro, e mais de 1.200 horas de capacitação.

Outro motivo de comemoração foi a consolidação do Sistema de Proteção ao Crédito SPC que totaliza 1 milhão e 500 mil empresas associadas ajudando na recuperação de crédito em todo o Brasil. São 147 entidades afiliadas no Rio Grande do Sul e 1.998 entidades em todo o Brasil, que somam 120 milhões de consultas realizadas por mês. O Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC, através da parceria com o Serasa, é o único que consegue restringir o inadimplemento tanto no varejo como no mercado financeiro. Com isso, os lojistas conseguem manter a situação de inadimplência sob controle. Trata-se do único banco de dados que cobre 100% do território nacional.

Vendas de Natal-As vendas de Natal foram importantes para o varejo, mais uma vez. A estimativa da FCDL-RS é que a movimentação financeira do interior do Estado tenha ultrapassado a casa dos R$ 3,4 bilhões, no mês de dezembro. Entre os produtos que mais se diferenciaram estiveram Vestuário, Calçados, Acessórios, Brinquedos e Perfumarias. Segundo o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, as vendas da última semana antes do Natal elevaram o resultado do setor em 7,5% em relação ao desempenho das vendas do Natal passado.

FCDL-RS: a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) representa as Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS. Fundada em julho de 1972, é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo amparar e defender os interesses dos seus associados.

Atuando ativamente na representatividade política do setor varejista gaúcho, a instituição busca a qualificação e o desenvolvimento deste segmento, através de uma agenda estratégica focada em torná-lo referência mundial até o ano de 2017.

Referência nacional em informações cadastrais, a FCDL-RS se orgulha em fazer parte do Serviço de Proteção ao Crédito, importante ferramenta que auxilia diariamente o lojista associado na tomada de decisão na concessão de crédito. Maior banco de dados da América Latina, o SPC-RS recebe por mês mais de 1,5 milhões de consultas. |Marcelo Matusiak.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira