Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/01/2012 - 07:55

Cerca de 90% das pessoas têm herpes labial sem que necessariamente a doença se manifeste

Ardência, dor e coceira nos lábios são sinais de uma doença infecciosa muito comum, que pode acometer 90% da população: o herpes labial ou herpes simples. Grande parte das pessoas apresentam a infecção latente, ou seja, não necessariamente têm manifestações da doença. Entretanto, o vírus permanece “escondido” e pode aparecer a qualquer momento, resultado de baixa resistência, exposição ao sol ou ao frio extremos e até estresse. Por isso, é possível que ocorra uma única vez na vida ou, mais caracteristicamente, ser uma doença recorrente, com vários surtos ao longo do tempo.

Causado pelo vírus herpes simplex tipo 1, o herpes labial se caracteriza por bolhas nos lábios, que tornam a doença muito contagiosa quando em contato direto, seja com ferimentos de uma pessoa ou por meio de um beijo, ou indireto, pelo uso de talheres, por exemplo.

De acordo com o infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Artur Timerman, a doença se divide em diferentes etapas. “No começo, o lábio arde, coça, incha e surgem bolhas doloridas. Um ou dois dias depois, elas rompem e tornam-se uma só ferida com secreção. É nessa hora que o vírus pode ser transmitido com mais facilidade. No último estágio, depois de uns cinco dias, a ferida seca e sara”, diz o infectologista.

Para evitar novos casos de herpes labial, é importante buscar tratamento com especialistas que vão indicar antivirais para acelerar o processo de cicatrização, além de cuidados de higienização local para evitar que a doença se espalhe para outras regiões do rosto e, principalmente, para outras pessoas.

Entre os cuidados sugeridos estão: lavar sempre as mãos após tocar a infecção, não colocar a mão nos olhos, evitar o contato com os lábios de outras pessoas e manter rigorosa higienização da zona do lábio afetada, por meio da aplicação de produtos que garantam uma boa desinfecção local.

Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos -Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhão de exames. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio 100 Melhores Empresas para Trabalhar Brasil 2011. [ www.hpev.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira