Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/01/2012 - 08:43

Cariocas: exercitem o amor-próprio e salvem-se do câncer de mama


A mulher carioca é considerada referência brasileira. O seu caminhar até a praia virou letra e canção da MPB e “Garota de Ipanema” há décadas é traduzida em vários idiomas pelo mundo. Linda, ela vem, e, cheia de graça, passa a caminho do mar na música de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Entretanto, um dado parece não condizer com toda essa poesia. Como é que um estado com tantas moças de corpo dourado pode ser campeão em incidência de câncer de mama?

Segundo as novas estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o estado do Rio de Janeiro continua liderando nesse ranking negativo em relação à incidência da doença, com expectativas de 94,93 casos a cada 100 mil mulheres, para 2012. Por sua vez, a Capital fluminense, deve ter 121 casos novos a cada 100 mil mulheres, no mesmo período. No Brasil, estima-se que sejam diagnosticados 52 novos casos da doença a cada 100 mil brasileiras, ao longo dos próximos meses.

Por esse motivo, a FEMAMA - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama em parceria com as entidades associadas está dando continuidade à campanha “Faça por Mim” iniciada durante a última edição do movimento Outubro Rosa. O objetivo é esclarecer para a comunidade o quanto é importante o diagnóstico precoce do câncer de mama. Além disso, a entidade não tem medido esforços para incentivar que as mulheres procurem seus médicos e façam o exame de mamografia, anualmente. Isso quando há indicação por parte do especialista ou quando a paciente tem mais de 40 anos de idade, o que está assegurado pela Lei Federal 11.664, desde 2009.

Isso porque, lembrando da música, se a mulher soubesse que quando pratica o auto-cuidado e realiza exames médicos periódicos o mundo inteirinho se enche de graça. Quando ela consegue o diagnóstico e tratamento de excelência e em tempo adequado o câncer de mama tem cura. E, sem dúvida nenhuma, com mais vidas salvas, tudo fica mais lindo por causa do amor... Principalmente, por causa do amor-próprio.

.Por: Dra. Maira Caleffi, presidente da Femama - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira