Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/01/2012 - 08:10

Especialistas do IEEE Preveem que Hacking de Smartphones Decolará em 2012

“O Grátis Nem Sempre é Grátis”, alerta Jeffrey Voas, membro do IEEE.

Piscataway, N.J., EUA – Especialistas do IEEE – maior associação técnica profissional do mundo – dizem que os proprietários de smartphones estão pagando um preço cada vez mais alto pelos aplicativos gratuitos para celular, e que 2012 será o ano crucial para a disseminação de hacking em celulares.

Uma pesquisa realizada nos EUA pelo Dr. Jeffrey Voas, membro da IEEE, descobriu malwares em mais de 2.000 aplicativos gratuitos de smartphones. Voas diz que aplicativos grátis maliciosos serão o ponto de acesso mais comum para os hackers no ano.

“O problema com os aplicativos grátis é que você paga por eles”, diz Voas, que também é um cientista de computação no National Institute of Standards and Technology (NIST). “Aproximadamente 1 em cada 100 aplicativos grátis para celulares contém malware – sem contar os que têm malwares tão escondidos que são impossíveis de detectar. Este número cresce a cada dia, e como a maioria destes aplicativos maliciosos oferece boas funcionalidades de graça, é fácil tornar-se uma vítima.”

Voas acrescenta que “os usuários de smartphones precisam lembrar que o grátis nem sempre é grátis. Estes aplicativos podem dar acesso aos hackers a toda a informação armazenada no seu telefone, e todos estes dados podem ser transmitidos em dois ou três segundos”.

Dr. Madjid Merabti, Membro Sênior do IEEE e Professor de Sistemas de Redes na Universidade John Moores, no Reino Unido, diz que, embora as pessoas estejam sendo treinadas para reconhecer ameaças de cibersegurança associadas aos seus PCs e laptops, elas não veem seus smartphones como computadores sujeitos às mesmas ameaças. E, de certa forma, estas ameaças são ainda piores.

“Ao contrário dos PCs, em que os navegadores dão muitos alertas sobre sites suspeitos com luzes de avisos e mensagens, as telas dos smartphones são pequenas demais para exibir esta proteção”, diz Merabti. “Estes dispositivos contêm informações de identificação, possíveis senhas salvas e detalhes de autenticação, e têm uma probabilidade maior de serem extraviados ou roubados do que um equipamento portátil maior.”

Kevin Curran, um Membro Sênior do IEEE e Chefe da Escola de Computação e de Sistemas de Inteligência na Universidade de Ulster, no Reino Unido, diz que as empresas serão as principais vítimas em 2012. “Com mais pessoas usando o mesmo telefone para fins de trabalho e pessoais, a explosão do hacking em smartphones apresenta um problema real para os negócios e para os consumidores”, ele diz. “Uma empresa pode ter todos os firewalls adequados, mas é necessário apenas um funcionário para baixar malware nos seus telefones. Na verdade, com mais funcionários seniores usando telefones para trabalhar, é provável que os executivos de cargo mais elevado exponham o negócio a vulnerabilidades.”

De acordo com Curram, uma abordagem de “aplicativo confiável” é necessária para combater os hackers, algo que ele espera que se torne realidade até 2013. Ele prevê o aumento do número de pessoas hackeadas via celulares em 2012, o que motivará o setor e o governo a definir e implementar tal sistema.

O IEEE e seus membros estão respondendo ao crescimento das ameaças de cibersegurança compartilhando conhecimento e compreensão por meio de publicações como IEEE Security & Privacy e Silver Bullet Security Podcast com Gary McGraw. Você pode se inscrever no podcast de segurança aqui. A IEEE também organiza um simpósio anual sobre segurança e privacidade, o IEEE Symposium on Security and Privacy, cuja próxima edição será realizada entre os dias 20 e 23 de maio de 2012, em São Francisco, EUA. Informações detalhadas sobre a conferência realizada em 2011 estão disponíveis gratuitamente on-line. Além disso, a Conferência Internacional sobre o Controle de Inteligência e Segurança da Informação de 2012 acontecerá entre os dias 14 e 16 de agosto de 2012, em Yunlin, Taiwan.

Outros recursos do IEEE- O IEEE Spectrum anunciou recentemente que, no último ano, o crime digital atingiu cerca de um milhão de vítimas por dia, em 24 países.

.Assista ao vídeo de uma entrevista no IEEE.tv com Vimal Solanki, Vice-presidente de Estratégia da McAfee, sobre as ameaças atuais, realizada na Conferência Mundial de Mobilidade e Segurança da NIKSUN 2011.

.A Biblioteca Digital Xplore da IEEE oferece aos assinantes os destaques das conferências e pesquisas revisadas pelos membros, incluindo uma proposta para um “application lockbox” para a segurança de dispositivos móveis, delineada na Conferência Internacional sobre Tecnologia da Informação de 2011: Novas Gerações.

Curran disse que os números estão atraindo a atenção dos hackers. “Para nós, 2011 foi o ano dos ataques às redes sociais”, ele diz. “Mas com o número de usuários de smartphones representando aproximadamente 20% do mercado de mobilidade, veremos uma explosão de ataques a smartphones, tanto por especialistas técnicos como por novatos que compram ferramentas em sites obscuros, realizando golpes de baixa tecnologia, porém eficazes. Bastam apenas alguns poucos segundos para roubar informações pessoais.” [[email protected]].

Perfil-A IEEE, a maior associação profissional técnica do mundo, dedica-se à promoção dos avanços na tecnologia em benefício da humanidade. Por meio de suas publicações constantemente citadas, conferências, padrões tecnológicos e atividades profissionais e educacionais, a IEEE é uma interlocutora de confiança em uma ampla variedade de áreas, desde sistemas aeroespaciais, computadores e telecomunicações até engenharia biomédica, energia elétrica e eletrônicos para consumo. [www.ieee.org].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira