Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/01/2012 - 08:35

Aventura leva menina a descobrir o prazer que o sabor dos alimentos oferece

Como acontece com muitas crianças, Emília gostava de tudo, menos de comer. Tão magrinha, preocupava os pais. Mas a menina não sentia o gosto de nada e não via graça em nenhuma comida, nem doce nem salgada. Até que um dia, tudo muda: Emília vive uma aventura que a faz descobrir o prazer que se pode encontrar no sabor dos alimentos. Essa é a história que Graça Ramos conta em Casa do sabor, seu mais novo título para crianças, publicado pela Autêntica Editora.

De maneira poética e fazendo alusão a termos indígenas, o livro narra o momento em que a personagem, cujo nome é uma homenagem à boneca falante de Monteiro Lobato, fica presa em uma árvore e sem forças para sair. Passam as horas e ninguém a encontra. Forçada pelo incidente, pela primeira vez sente fome e sede; e, imitando um beija-flor, se alimenta do que a natureza lhe oferece naquele momento: frutas, muitas frutas. A garota de cabelos cor de manga, que antes não comia, experimenta então um enorme prazer em degustar cada uma. Come tanto que engorda e começa a pesar, fazendo com que os galhos baixem e ela possa sair dali.

Texto simples, fluente, bem coloquial, com uma abordagem metafórica original da descoberta do prazer que o alimento pode promover e da riqueza e generosidade da natureza, que nos oferece uma grande e maravilhosa variedade de frutas comestíveis

As exóticas ilustrações do artista plástico Galeno lembram desenhos feitos por crianças e deixam a história ainda mais especial. O formato pouco comum do livro, na horizontal e abrindo de baixo para cima, proporciona ao pequeno leitor uma outra experiência prazerosa: o perfeito diálogo entre palavras, imagens e cores.

A autora – Graça Ramos nasceu em Parnaíba (Piauí) e mudou-se ainda pequena para Brasília. E estranhou muito a diferença de paisagem, pois saiu do mar para o cerrado, deixando as areias brancas e douradas para brincar na terra vermelha. Desde cedo, foi uma leitora muito atenta de livros infantis. Jornalista, mestre em literatura brasileira e doutora em História da Arte, gosta de observar como o texto escrito e as imagens ajudam a contar histórias que envolvem e surpreendem leitores de todas as idades. Além de escrever livros para crianças, é autora de obras que tratam de arte e literatura, destinadas a adultos. Pela Autêntica Editora, publicou também Vamos voar as trancinhas? e A imagem nos livros infantis – Caminhos para ler o texto visual – este último, na série Conversas com o professor.

Sobre o ilustrador – Galeno também nasceu no Delta do Parnaíba. É pintor conhecido pelo domínio da cor. Suas pinturas exploram vermelhos, azuis, verdes, amarelos e demais cores com forte intensidade. E apresentam objetos resgatados da memória da infância passada entre pipas, carretéis, linhas e anzóis. Nessa mistura de tons e formas, constrói uma geometria lírica que brinca no espaço. Desde criança, vive em Brazilândia, bairro de Brasília, cidade que seu pai ajudou a construir. Tem quadros espalhados por muitos países e é autor do painel instalado na Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, em Brasília, que substituiu um mural assinado pelo importante artista modernista Alfredo Volpi.

.[Editora: Autêntica| 16 Páginas | Formato: 27 x 29 cm| Faixa etária: a partir de 07 anos| ISBN: 978-85-7526-526-0].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira