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07/09/2007 - 09:32

Brasil trabalha para a atração de investimentos chineses

O Participação em reunião do Conselho Empresarial Brasil-China vai destacar novas oportunidades de investimento no setor de biocombustíveis, indústria aeroespacial, mineração, agronegócio e biotecnologia.

Novas oportunidades de cooperação econômica entre Brasil e China e as vantagens de se investir no Brasil - com destaque para o setor de agroenergia, serão apresentadas pelo presidente da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), Alessandro Teixeira, na 11ª Reunião Anual Bilateral do Conselho Empresarial Brasil-China, na próxima semana em Xiamen, China.

A reunião faz parte da programação da Feira Internacional de Investimentos e Exportações da China (CIFIT), que acontece de 8 a 11 de setembro. A feira, que é realizada anualmente em Xiamen, é um dos maiores eventos internacionais de promoção de investimentos do mundo e o maior da China. Organizado pelo governo chinês, o evento recebe mais de 10 mil visitantes de 125 países, entre investidores internacionais, exportadores, distribuidores, instituições financeiras e empresas e organizações de promoção de negócios.

No painel Brazil Outlook, Alessandro Teixeira vai apresentar aos executivos chineses dados sobre a infra-estrutura do País, inclusive os investimentos previstos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e informações sobre setores estratégicos da economia brasileira, como biocombustíveis, indústria aeroespacial, mineração, agronegócio e biotecnologia, além de falar sobre os melhores setores para fundos de investimentos em participações no Brasil.

Biocombustíveis - Teixeira vai destacar o potencial do Brasil como produtor e consumidor de etanol. O país produziu 17,8 bilhões de litros em 2006 e exportou 3,4 bilhões de litros. Para 2015 prevê produzir 28 bilhões de litros, com 5 bilhões de litros excedentes para exportação. Também receberá destaque a competitividade brasileira na produção de biodiesel, uma vez que o país possui a maior biodiversidade do mundo, uma sólida base científica, um crescente aumento de produtividade e vem desenvolvendo novas fontes de obtenção do combustível.

Os países asiáticos estão entre os mercados considerados estratégicos pela APEX-Brasil. A agência concluiu no mês passado uma missão prospectiva, visitando Cingapura, Indonésia, Malásia, Vietnã e China, incluindo Hong Kong. "Foram duas semanas de reuniões com os embaixadores brasileiros nos países do continente para prospectar o mercado e criar estratégias comerciais adequadas", comenta Alessandro Teixeira.

A agência também acaba de promover em Tóquio o Brasil Fashion Now, evento que mostrou a moda brasileira ao público japonês e abriu oportunidades de negócios no Japão para os empresários brasileiros. As próximas ações da APEX-Brasil voltadas para a Ásia, incluem participações no Coréia LAC - Seminário de Investimentos entre a América Latina e a Coréia, no Latin Asia Biz em Cingapura, além de reuniões com os embaixadores do Brasil na Ásia. "Estamos trabalhando em sintonia com Itamaraty para ampliar a presença brasileira nos mercados asiáticos", finaliza Teixeira. | www.apexbrasil.com.br | Por: AE

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