Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/01/2012 - 07:55

Pioneirismo e dedicação são marcas da AJorio


Setor que mov imenta cerca de 1,4 bilhão por ano no Estado do Rio de Janeiro.

Berço da indústria joalheira no país, o Estado do Rio de Janeiro ocupa atualmente o posto de terceiro maior produtor de jóias do Brasil, com 20% da produção industrial, movimentando cerca de R$ 1,4 bi lhão por ano. Com cerca de 120 unidades produtivas, mil estabelecimentos comerciais e 25 mil pessoas atuando, o setor passa por um momento único de crescimento no Estado, alavancado, sobretudo, por um setor de varejo forte e dinâmico e uma indústria criativa baseada em design inovador.

Por trás das atividades, que vão até a transformação dos metais preciosos em objetos valiosos para comercialização e exportação, está a Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro (AJorio). Fundada em 1965, na cidade do Rio de Janeiro, a entidade representa os interesses de toda a cadeia produtiva do setor, dando-lhe suporte institucional e político.

Atualmente, conta com mais de 250 empresas associadas, com grande capacidade operacional e sintonizadas com as tendências do mercado nacional e até o internacional, além de pequenas e micro empresas que também atuam no segmento de jóias e bijuterias.

A AJorio atua de forma contínua em união com sindicatos patronais do setor no estado como o Sincojoias SNCAPP e Sincajor, ligados à Fecomércio-RJe Sindijoias-RJ, ligado à Firjan. Juntas, as entidades formam o Sistema Ajorio, engajado em superar os obstáculos que prejudicam o crescimento do setor, como as altas cargas tributárias impostas pela legislação brasileira, a informalidade e a entrada de mercadorias contrabandeadas do exterior.

O Sistema AJorio segue traçando metas, solidificando parcerias e elaborando novos projetos, programas e ações articuladas nas áreas institucional, técnica e promocional, voltadas ao fortalecimento e o pleno desenvolvimento do setor. “De um lado temos a natureza que nos presenteou com vastas reservas minerais e variedades de classe mundial, de outro, artesões e trabalhadores hábeis, empresas capazes de produzir coleções que incorporam muito a criatividade e a inovação. E temos ainda o melhor design contemporâneo de jóias”, retrata a presidente da AJorio, Carla Pinheiro.

Em parceria com o Sebrae-RIO, realiza o Projeto Jóia Carioca, que desenvolve empreendedores do setor de jóias e bijuterias e promove a inserção deles no mercado, com melhoria da competitividade e sustentabilidade das empresas. A entidade é idealizadora de um dos principais cursos de Design de Jóias e Ourivesaria do Brasil, o Curso de Pós Graduação d PUC-Rio, e aposta no desenvolvimento de novos profissionais.

Para aumentar a visibilidade da jóia carioca, a AJorio apóia e promove eventos como o Moda Biju Brasil, participa anualmente de grandes feiras, como a feninjer - Feira Nacional da Indústria de Jóias, Relógios e Afins, entre outros, posicionando produtos em destaque na mídia e junto ao consumidor final. Com o objetivo de melhorar o desempenho de empresários e profissionais da área, a Associação realiza constantemente em sua sede palestras, workshops, seminários e cursos que oferecem oportunidade de atualização, reciclagem e aperfeiçoamento às empresas e seus funcionários.

Também oferece o Laboratório Gemológico que tem o objetivo de realizar ensaios técnicos para emissão de laudos, perícias consultoria e pareceres gemológicos de jóias, gemas e diamantes lapidados, além de certificados de identificação e classificação de gemas e diamantes lapidados.

Ao longo de quase cinco décadas, a AJORIO busca soluções para aumentar a produtividade, a qualidade, a competitividade e a sustentabilidade das empresas do setor.

A AJorioe o setor possuem 250 associados, mil pontos de vendas no estado do Rio e um faturamento estimado em R$ 1,4 bilhão, criando cerca de 25 mil empregos diretos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira