Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/01/2012 - 08:19

Não deixe o enjoo estragar suas férias

Dicas de como aproveitar o período de férias com segurança e saúde.

A temperatura subiu e o período de férias escolares chegou. Somente neste verão, a expectativa para a nova temporada de cruzeiros é que mais de 895 mil cruzeiristas naveguem pelos mares brasileiros, de acordo com dados da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar). Fim de ano também é época de estradas e aeroportos cheios. São milhares de famílias, entre idosos, adultos e crianças, viajando em férias ou a passeio. Motivo suficiente para causar preocupação em quem sofre de náuseas e enjoos.

Isso acontece por que os movimentos repetitivos, como o balanço do mar e a instabilidade de viagens de carro, trem e avião, podem causar um transtorno de movimento chamado cinetose. Causador de náuseas (ou enjoos), esse transtorno também pode ser provocado por determinados brinquedos em parques de diversões e cinemas com telas muito grandes, que proporcionam a sensação de estar em movimento enquanto o corpo permanece parado. “Quanto maior a distorção entre a informação recebida pela visão e a percebida pelo labirinto, maior a chance de sofrer com esse tipo de mal estar”, enfatiza o Dr. Ítalo Roberto Torres de Medeiros, médico otoneurologista do Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.

A falta de cuidado com a alimentação também pode influenciar a cinetose. ”No período de férias, como todos os dias do ano, é importante ter uma alimentação saudável. Por exemplo, alimentos ricos em açúcares e gorduras prejudicam o funcionamento do labirinto, que é o centro de equilíbrio do corpo, e consequentemente tornam o indivíduo mais vulnerável ao transtorno de movimento”, completa o especialista. Cuidados básicos com a comida, se proteger do sol e beber bastante líquido ajudam a evitar as náuseas, mas nem sempre evitam a sensação de mal estar e o vômito.

”Em alguns casos é preciso usar medicamentos que estabilizam o sistema vestibular, responsável pelo equilíbrio, para acalmar a falsa sensação de movimento do corpo. Assim podemos inibir o vômito ou até mesmo usar o medicamento antes de iniciar a viagem como forma de prevenção”, argumenta o especialista. Comercializado há mais de 60 anos, o Dramin® (dimenidrinato) está entre as substâncias mais seguras e eficazes para combater a náusea e o enjoo em crianças, adultos e até gestantes, pois atua na regulação do sistema vestibular. Prescrito por médicos, o medicamento possui diferentes apresentações em comprimidos, gotas e cápsulas gelatinosas.

Sediada em Osaka, Japão, a Takeda é uma companhia global orientada para pesquisas, com foco principal em produtos farmacêuticos. Na qualidade de maior companhia farmacêutica do Japão e por ser uma das líderes globais da indústria farmacêutica, a Takeda se compromete a trabalhar para melhorar a saúde dos pacientes de todo o mundo por meio de inovação de vanguarda na área médica. [www.takeda.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira