Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/01/2012 - 08:32

05 de 10 das empresas brasileiras planeja crescer por meio de Fusões e Aquisições nos próximos 03 anos

Dados do International Business Report (IBR- 2011) da Grant Thornton revelam que 46,4% das empresas brasileiras planejam expandir por meio de Fusões e Aquisições (M&A) nos próximos três anos. A maioria (60%) tem como objetivo ampliar o acesso geográfico a novos mercados, seguido pelo interesse em adquirir novas tecnologias ou novas marcas (56,7%) e acesso a custos operacionais mais baratos (51,1%). A pesquisa engloba mais de 11 mil empresas em 39 países.

“O dado reflete, por um lado, a concentração de riqueza econômica no Sudeste, e por outro, a grande necessidade de desenvolvimento das outras regiões, tanto em termos socioeconômicos, como também geopolíticos. Como exemplo, temos o Nordeste que se mostra cada vez mais atraente para novos investimentos e negócios”, afirma Octavio Zampirollo, Sócio da Grant Thornton Brasil.

Já na China, país onde 43,3% das companhias pretendem crescer por meio de M&A, as duas principais razões são crescer em escala (76,5%) e acesso a novos mercados (71,20%). “Atualmente a China dispõe de um grande mercado interno capaz de reduzir os custos de produção em escala e de assegurar a sobrevivência da economia quando a demanda externa se retrair.”, diz Zampirollo.

Outros países onde as empresas privadas mais planejam crescer por M&A são Geórgia (62,5%), Polônia (57,7%), Chile (57,1%), Holanda (53,8%), México (53,5%) e Bósnia (52%), Filipinas (49,5%). Na Contramão, Alemanha (84,6%), Tailândia (84,5%), Grécia (81,8%), Taiwan (78%) e Itália (76,5%) são os países onde as companhias menos planejam crescer por meio desse tipo de operação.

Regionalmente, os destaques são a América Latina e os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) com 47% e 42,6% dos empresários, respectivamente, planejando M&A nos próximos anos como forma de expandir os negócios, bem acima da média global de 33,6%.

Perfil-O International Business Report da Grant Thornton (IBR) é uma pesquisa realizada há 19 anos que tem como objetivo fornecer informações sobre as opiniões e expectativas de mais de 11.000 empresas em 39 economias anualmente. São entrevistados CEOs, diretores, presidentes e outros executivos seniores, levando em conta os cargos mais relevantes para cada país.

Coleta de dados -A pesquisa é realizada principalmete por meio de entrevistas telefônicas com duração de aproximadamente 15 minutos, com exceção do Japão (por correio), das Filipinas e da Armênia (pessoalmente), China continental e Índia (combinação de entrevistas pessoalmente e por telefone), onde as diferenças culturais requerem uma abordagem própria. As entrevistas telefônicas permitem à Grant Thornton International realizar a quantidade exata recomendada de pesquisas e garantir que as pessoas mais apropriadas sejam entrevistadas dentro das organizações que cumprem com os critérios de perfil exigidos. A coleta de dados é administrada pelo sócio principal de pesquisa da Grant Thornton International - Experian Business Strategies. Os questionários são traduzidos para os idiomas locais, e cada país participante tem a opção de realizar perguntas específicas e adicioná-las ao questionário principal.

Grant Thornton International Ltd -Todas e quaisquer referências à Grant Thornton International são à Grant Thornton International Ltd ou às suas firmas membro. A Grant Thornton International Ltd é uma das principais organizações mundiais de contabilidade e consultoria com propriedade e administração independentes. Suas firmas prestam serviços de auditoria, tributos e assessoria especializada a empresas privadas e entidades de interesse público. Os serviços são prestados de maneira independente pelas firmas membro e correspondentes da Grant Thornton International, uma entidade de cúpula internacional organizada como uma sociedade de responsabilidade limitada por garantia e constituída na Inglaterra e País de Gales. A Grant Thornton International não presta serviços em seu próprio nome ou de qualquer outra forma. A Grant Thornton International e as firmas membro não formam uma sociedade internacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira