Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/01/2012 - 08:32

Recife Summer School 2012: Porto Digital oferece cursos gratuitos

Em sua quarta edição, Recife Summer School 2012, atrai empreendedores para cursos tecnológicos, gerenciais e seminários com foco no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

São Paulo – Foi dada a largada para o Recife Summer School (RSS). Promovido pelo Porto Digital, considerado um dos maiores parques tecnológicos do país, a iniciativa começou no dia 02 de janeiro e vai até 16 de fevereiro, em um expressivo conjunto de atividades gratuitas ou pagas que marcam o calendário regional de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Um dos principais momentos de encontro local dessas comunidades com as quais é possível promover intercâmbio enriquecedor de conhecimentos e práticas, o evento atrai um público diversificado, de empreendedores, gestores de incubadoras, parques tecnológicos e arranjos produtivos locais, consultores, academia, representantes de organizações não governamentais, técnicos de agências e órgãos de fomento.

Isso porque o objetivo é atrair para a cidade do Recife profissionais que são referências no meio empresarial, acadêmico e governamental envolvidos com o setor de Tecnologia da Informação e com outros setores por ele impactados, mais precisamente a Economia Criativa e a Responsabilidade Social Empresarial.

O RSS conta com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (SECTEC). A coordenação, produção e realização do RSS’2012 estão a cargo do Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), entidade responsável pela governança do parque tecnológico, que tem como parceiros empresas, associações e instituições diversas.

Programação:Jornada de Cursos Tecnológicos-Trata-se da parte da programação voltada para trabalhar as questões técnicas do setor. São mais de 50 cursos e mini-cursos, além de cursos de extensão, oferecidos principalmente pelas instituições parceiras, destinados à qualificação e reciclagem de profissionais. São realizados em horários variados (manhã, tarde e noite), com início em datas distintas. A intenção dessa variedade de horários é atender às mais distintas necessidades de agenda do público.

Seminários: Oferecidos pelo NGPD, tratam de temáticas específicas a serem abordadas sob as mais diversas formas, tais como palestras, oficinas e mesas-redondas, entre outras. Estão na pauta assuntos como Empreendedorismo e Inovação em TI (novas oportunidades de negócios, desafios e fracassos), Economia Criativa, Acessibilidade Digital e Resíduos Eletroeletrônicos.

Cursos Gerenciais:Destinados principalmente a gestores de empresas de base tecnológica, tem o objetivo de trabalhar os gargalos gerenciais em áreas que em geral não são de domínio desses empreendedores. É destinado a um público que, embora detenha domínio técnico, apresentam dificuldades em lidar com áreas como comunicação empresarial, direito, contabilidade e finanças, além de gestão empresarial.

Edições Anteriores:RSS 2011-A mais recente versão o evento ocorreu em 2011 e contou com 74 palestrantes, sendo 56% convidados locais, 33% nacionais e 11% internacionais e a programação atraiu um público de mais de 1.400 participantes. Com base na avaliação das duas primeiras edições do Recife Summer School, algumas alterações foram inseridas na versão de 2011. Foram abordados, por exemplo, temas mais diversificados, ao mesmo tempo em que se disponibilizaram horários mais variados a fim de melhor atender a todos os tipos de demanda do público do evento.

Merece destaque a abertura da programação do NGPD no dia 20 de janeiro, com a palestra “Jornalismo, Tecnologia e Desenvolvimento” apresentada pelo jornalista Alberto Dines, do Observatório da Imprensa. Na ocasião, foram anunciados também os vencedores do terceiro Prêmio Porto Digital de Jornalismo, iniciativa que visa promover a especialização e o aperfeiçoamento do jornalismo que se pratica em Pernambuco na cobertura das informações relativas ao universo de TIC.

RSS 2010-Na segunda edição do RSS a programação ficou concentrada no ambiente do Parque Tecnológico Porto Digital que, na ocasião, deu início à fase comemorativa de seus 10 anos de fundação. A coordenação do RSS’2010 coube ao NGPD e contou com diversos parceiros do ecossistema, entre empresas, associações e instituições de ensino. Além disso, novas atividades foram inseridas na grade de eventos, a exemplo da Jornada de Cursos e do Workshop de Desenvoltura Empresarial na Língua Inglesa.

Dentre os mais de 160 participantes daquele ano, se destacaram os gestores de empresas ganhadoras do PRIME (Programa da Primeira Empresa Inovadora), que foram presença constante durante toda a programação do RSS’ 2010.

RSS 2009-A primeira edição do Recife Summer School aconteceu no ano de 2009 e atraiu 130 participantes, sob a coordenação do C.E.S.A.R. (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife). O objetivo inicial era aproveitar a época do ano que mais atrai pessoas ao Recife para estimular outro tipo de turismo: o científico-tecnológico, incrementando o movimento do ambiente de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nos dias de verão que antecedem o carnaval.

.[ Recife Summer School (RSS),de 02 de janeiro até 16 de fevereiro,Rua do Apolo, 181 - Bairro do Recife – Recife – PE|Programação completa em: http://migre.me/7oin5 |www.portodigital.org.br].

Porto Digital-Criado em 2000 por cinco empresas e 54 funcionários, o Porto Digital é um Arranjo Produtivo Local (APL), que tem como objetivo promover o desenvolvimento de Pernambuco, por meio da produção de conhecimento localmente para a exportação de serviços com valor agregado para o mundo. Considerado um dos maiores Polos de Tecnologia do Brasil, o Porto Digital abriga atualmente 191 empresas, entre elas 147 na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), duas incubadoras, uma instituição de ensino e quatro entidades de classe. Situado no porto do Antigo Bairro do Recife, que foi completamente restaurado, o Porto Digital possui mais de 6 mil funcionários trabalhando direta ou indiretamente e um faturamento que chega a R$1 bilhão de reais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira