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05/01/2012 - 08:47

Um carro com a cara do motorista

Desenvolver um novo carro com design avançado e que atendesse até mesmo a menor exigência do consumidor. Este foi o desafio da Fiat Automóveis com o novo Uno, lançado em maio deste ano. Para superá-lo, a empresa ouviu mais de 800 clientes em uma pesquisa realizada em 2007.

Como a estrutura existente na empresa até então estavam fragmentadas e não havia o cruzamento automático de dados, o que dificultava a tomada de decisão nos projetos e limitava as análises, o primeiro passo da Fiat foi criar um ambiente com capacidade de analisar e projetar as informações de mais de um milhão de consumidores. Assim, seria possível disponibilizá-los para os mais variados setores da montadora, do departamento de qualidade à engenharia, de modo integrado e que desse suporte à criação do novo modelo automotivo.

Permitindo um exame aprofundado dos dados, a adoção do SAS como solução analítica e os esforços das equipes de inteligência de mercado e desenvolvimento definiram os principais direcionamentos para a produção do novo Uno, integrando os setores de Qualidade, Centro de Design, Engenharia de Produtos e Desenvolvimento de Produto. O resultado foi a conquista da preferência dos leitores da revista AutoEsporte, sendo coroada ainda com seis pontos percentuais acima do segundo colocado na pesquisa feita pela publicação. Para Marcelo Fantini, gerente de Pesquisa de Mercado para a América Latina da Fiat Automóveis, a consulta frequente e direta ao cliente foi o grande diferencial na concepção deste veículo, em comparação com os desenvolvidos anteriormente.

“O SAS nos ajudou a trazer o consumidor para dentro da montadora, pois todas as dúvidas que tínhamos em relação ao projeto foram discutidas diretamente com eles. Fizemos um trabalho de comparação dos dados extraídos de nossas bases de dados com as informações comportamentais obtidas em nossa pesquisa. Quando estávamos criando o conceito do carro, as informações eram passadas via Web para o Centro de Design para serem analisadas cuidadosamente. Tudo era discutido e os profissionais materializavam cada detalhe até tomar a forma ideal. Esse processo envolveu as áreas, Engenharia, Design, Produto, Pesquisa de Mercado, Marketing e Qualidade”, acrescenta Fantini.

Além de ter definido os principais direcionamentos para a criação do novo carro, a solução do SAS proporcionou à montadora dados confiáveis de pesquisa de mercado para auxiliar no entendimento quantitativo do cenário automobilístico brasileiro e no impacto das informações. “Quando há alguma dúvida podemos consultar o sistema e verificar se a questão tem fundamento ou não. Ganhamos uma maturidade muito grande em todo o processo de análise e gestão”, afirma Fantini. O executivo conta ainda que os impactos da pesquisa afetaram até na escolha dos fornecedores de peças “Quando falamos em gestão de qualidade, o foco está no consumidor. O SAS nos ajudou a trazer o cliente para dentro da montadora, pois ele tem voz aqui”.

Com a fase de suporte ao processo decisório concluída, o próximo passo da Fiat Automóveis é olhar para o futuro, ou seja, aproveitar a análise do passado para antecipar o entendimento das demandas de mercado. “Começamos a entrar na modelagem preditiva, ou seja, antever o que vai acontecer de acordo com as análises históricas das informações de nossos clientes, mas com um poder preditivo muito maior. Uma análise mais profissional para tornar nossas estratégias no Brasil ainda melhores”, finaliza.

Perfil Fiat Brasil-Instalada em Betim (MG), desde 1976, a Fiat Automóveis opera atualmente em três turnos com capacidade produtiva para até 800.000 veículos por ano. Resultado de investimentos na ordem de R$ 5 bilhões até 2010, o que a torna uma das maiores fábricas de automóveis do mundo.

A Fiat Automóveis investe também em pesquisa e desenvolvimento de produtos, novas tecnologias, qualidade e capacitação da engenharia para executar projetos cada vez mais ousados e inovadores. Tudo em sintonia com os desejos e as aspirações dos clientes.

Em 2009, o faturamento líquido da Fiat foi de R$ 20,6 bilhões, 11,5% maior que o obtido no ano anterior, refletindo o maior volume de vendas no mercado brasileiro. A maior empresa do Grupo Fiat no Brasil fechou o ano com 736.973 veículos emplacados. Já as exportações atingiram 45.218 unidades.

Desafio-Levar o consumidor de automóveis para dentro da montadora e criar um veículo com design avançado e com a cara do motorista baseado nas análises das preferências dos consumidores.

Solução-Após uma análise das ferramentas do mercado, a Fiat passou a consolidar e analisar os dados com o SAS, o que possibilitou uma gestão aprimorada, ágil e eficiênte no processamento do grande volume de informações.

“Havia um grande volume de dados, mas não conseguíamos utilizar toda nossa expertise.”

Benefícios: Precisão das informações de negócios |.Facilidade de acesso a perfis mais consistentes |.Disponibilidade de relatórios e análises para todos os setores envolvidos |.Cruzamento automático de informações|.Cenários confiáveis de pesquisa de mercado para auxiliar o entendimento do cenário automobilístico nacional.

Próximos passos-O próximo passo da Fiat é analisar o passado já pensando no futuro, com alto grau preditivo para entender melhor as demandas do mercado e com isso tornar as estratégias no Brasil ainda melhores.

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