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05/01/2012 - 08:56

Hora da merenda


O Brasil distribui mais de 40 milhões merendas diárias (uma Espanha por dia!) e são as prefeituras que decidem onde e de quem comprar.

Antes de prosseguir , devo registrar que embora o politicamente correto seja a expressão “alimentação escolar”, peço licença para continuar chamando “merenda” nesta linhas, pois “hora de merenda” me remete a confratenização, prazeres simples e sabores honestos.

Poucos brasileiros conhecem a Lei Nº 11.947(16 /06/ 2009) e sua regulamentação (em 22/07/2009) que dispõe sobre mudanças no atendimento da alimentação escolar.

Segundo esta Lei, 30% no mínimo de todo recurso para merenda escolar deve ser comprado de produtos da Agricultura Familiar.O mínimo é 30%, mas pode ser comprado da agricultura familiar até 100% do recurso repassado para alimentação escolar pelo FNDE ( Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação)

O que pouquíssimos brasileiros sabem é que ”os produtos da agricultura familiar e dos empreendedores familiares rurais a serem fornecidos para Alimentação Escolar serão gêneros alimentícios, priorizando, sempre que possível, os alimentos orgânicos e/ou agroecológicos .( de acordo com a Resolução no 38/2/2009)

O papel das merendeiras neste cenário é estratégico, sendo reconhecido e valorizado pelo Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. Criado pela Ação Fome Zero, este prêmio em 2011 contemplou 22 municípios que tiveram iniciativas bem-sucedidas. Neste ano, o Ministério do Desenvolvimento Social propôs a instituição de mais duas categorias: a de compra de merenda usando produtos orgânicos da agricultura familiar e a de compra de merenda com produtos da sociobiodiversidade, que contemplam a produção e os serviços dos agricultores familiares, extrativistas, povos e comunidades tradicionais, entre outros.

O tema é apaixonante é os desafios ainda são muitos: desde assistência técnica permanente até quebrar preconceitos sobre a capacidade de abastecimento e a qualidade dos produtos da agricultura familiar.

Há um ditado que diz “a palavra convence, o exemplo arrasta”. Quanto mais municiípios reconhecerem os benefícios de se promover uma merenda de qualidade em parceria com produtores locais, mais alunos se beneficiarão e mais renda será gerada para a região.

È a hora da merenda no Brasil.

Planeta Orgânico e Comunicação Visual 2A2 -Fundada em 1985, a Programação Visual 2A2 foi responsável pelo desenvolvimento do website www.planetaorganico.com.br e, desde então, tornou-se referência nos setores orgânicos e sustentáveis no Brasil e no exterior, tendo acrescentado recentemente em seu portfólio a edição e publicação da Revista Organicos&Cia, disponível em pontos de vendas específicos e pela internet, de forma gratuita e quadrimestral. Ações de fomento ao mercado sustentável no exterior estão entre os serviços da empresa, organização de eventos no exterior, missões de negócios, pesquisas para o setor orgânico e sustentável, além da promoção internacional para entidades governamentais e empresas brasileiras.

De 2003 a 2010, o Planeta Orgânico/Programação Visual 2A2 co-organizou, em parceria com NurembergMesse, as Feiras Biofach América Latina e Exposustentat, sendo pioneiro ao levantar o tema “Copa Orgânica e Sustentável”, otimizando a realização deste mega evento para promover inserção social, agregação de renda e geração de valor. Em seu currículo consta ainda a organização e promoção de mais de 100 seminários no Brasil e no exterior que possibilitaram o acesso das empresas ao mercado em questão, com destaque para o valor agregado que os setores orgânico e sustentável oferecem, como as iniciativas “Rio Orgânico” e MesaTur”, que promove a aproximação do esporte, do turismo e da gastronomia com o setor orgânico por intermédio de circuitos esportivos, culturais e gastronômicos com o objetivo de aproximar clubes e agremiações, hotéis e proprietários de restaurantes de produtores rurais, permitindo uma relação sustentável de oferta e demanda.

O Planeta Orgânico desenvolveu ainda os espaços dedicados a promoção de biomas brasileiros como “Sala Andes-Amazônia” e “Sala Caatinga-Cerrado” em feiras e congressos de níveis nacionais e internacionais, e desde 2006 faz parte do Grupo de Agribusiness Brasil-Alemanha. Em 2009 passou a integrar o núcleo dos eventos Food Print e Green Mega Food promovidos pelo Governo da Dinamarca e pela Universidade de Aalborg em Copenhagem. Os objetivos destes eventos são pesquisar e promover o valor agregado da pegada ecológica dos alimentos.

Em 2011 passou a fazer parte da Câmara Temática da Copa Orgânica e Sustentável, vinculada ao Núcleo Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Ministério do Esporte.

.Por: Maria Beatriz Martins Costa, diretora do Planeta Orgânico.

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