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06/01/2012 - 07:30

As 10 principais tendências dos consumidores para 2012

ConsumerLab, laboratório de pesquisas de comportamento da Ericsson, identificou as principais tendências dos consumidores para 2012 e os próximos anos. A conectividade é um dos destaques, uma vez que já é considerada tão essencial quanto as estradas e a eletricidade.As mídias sociais redefiniram o relato das notícias e agora qualquer um pode ser um provedor de serviços.

Uma vez conectados, a internet é uma das últimas coisas que os consumidores estariam dispostos a desistir se tivessem que reduzir gastos, de acordo com as descobertas do ConsumerLab. Por mais de 15 anos, a área de pesquisas de comportamento da Ericsson (NASDAQ:ERIC) tem realizado estudos sobre os valores, comportamentos e maneiras de pensar das pessoas sobre produtos e serviços de TIC. O programa de pesquisa global da Ericsson é baseado em entrevistas anuais com 100.000 pessoas, em mais de 40 países e de 10 megacidades.

Michael Björn, responsável pelo ConsumerLab, diz: “Os consumidores aderiram aos aplicativos de smartphones naturalmente. O acesso direto e o formato touch via ícones escondem a complexidade dos serviços de internet. As pessoas agora estão dispostas a explorar várias áreas novas da vida cotidiana que se beneficiam da conectividade. Acabamos de concluir um estudo em mercados emergentes e descobrimos que até mesmo as pessoas que usam celulares pela primeira vez tornam-se rapidamente usuárias da internet. A conectividade está se tornando uma parte crescente de suas atividades diárias.”

As dez maiores tendências do consumidor:

1. A conectividade domina. A conectividade tornou-se tão essencial como o ar que respiramos. Uma vez conectados, os consumidores dizem que a internet é uma das últimas coisas que eles estariam dispostos a cortar se tivessem que reduzir gastos.

2. Todo mundo pode ser um provedor de serviços. Há uma enorme demanda por novos serviços. A internet possibilita tanto às empresas como aos consumidores inventar novas soluções, como aplicativos.

3. Mídias sociais redefinem os relatos de notícias. As mídias sociais movimentam o consumo de fotos, videoclipes e músicas, e agora elas também ajudam os consumidores a julgar a relevância das notícias, fornecendo os comentários sociais necessários.

4. Celulares têm um papel significativo na vida cotidiana. Os consumidores mostram mais interesse em serviços móveis que estão diretamente relacionados com lugares próximos ou serviços locais. Enquanto 90% de todos os donos de smartphones carregam seus celulares com eles, apenas 80% dizem carregar dinheiro.

5. Mais transparência. As pessoas estão se acostumando a viver suas vidas com transparência e elas também esperam que empresas e outras organizações ajam dessa mesma maneira.

6. A nuvem faz as coisas serem mais fáceis de usar. Dividir informações e ter vários dispositivos conectados o tempo todo está se tornando a regra para os consumidores, resultando na introdução de mais serviços baseados em nuvem. O principal motivo é a facilidade de uso.

7. As mulheres conduzem a adoção de smartphones. O estudo de usuários de smartphones de 2011 da Ericsson mostrou que os homens ainda dominam o uso de serviços de nicho em smartphones, enquanto mais mulheres usam serviços regulares como chamada de voz, SMS e Facebook. Ao integrar todos os canais de comunicação em um único dispositivo, as mulheres estão conduzindo a adoção em massa de smartphones.

8. Compras facilitadas. A pesquisa mostrou que 67% dos usuários de smartphones estão interessados em pagamentos móveis. Os pagamentos não devem ser vistos de forma isolada, mas devem ser colocados em um contexto de compras cotidianas – por exemplo, em informações do produto, pontos de bônus e recibos.

9. Tudo se conecta. Os dados móveis ultrapassaram o tráfego de voz no último trimestre de 2009 e os dobraram no primeiro trimestre de 2011. Os consumidores estão cada vez mais conectados à internet e às coisas ao redor deles, como carros, ônibus públicos ou vending machines (máquinas de autosserviço).

10. Tempos incertos – consumidores querem mais controle. Em tempos de instabilidade econômica ou quando desastres como terremotos ocorrem, aumenta o interesse dos consumidores por serviços relacionados a utilities, como água e eletricidade. Do mesmo modo, uma mudança na renda disponível está impulsionando as necessidades dos consumidores em estarem no controle do consumo de serviços.[ www.ericsson.com/broadcast_room].

O Ericsson ConsumerLab é uma organização baseada no conhecimento, onde nossa maior oferta é o insight. Temos mais de 15 anos de experiência em pesquisa sobre consumidores, que envolve o estudo dos valores e comportamentos das pessoas, incluindo a maneira como elas agem e pensam sobre produtos e serviços de TIC. Fornecemos conhecimento dos consumidores para influenciar estratégias, marketing e gerenciamento de produto dentro do Grupo Ericsson. Nosso conhecimento ajuda as operadoras a desenvolverem serviços atrativos.

Adquirimos nosso conhecimento por meio de pesquisas globais baseado em entrevistas com mais de 100.000 pessoas, em mais de 40 países e de 10 megacidades – estatisticamente representando as visões de 1,1 bilhão de pessoas. Usamos pesquisas quantitativas e qualitativas com centenas de horas em entrevistas em profundidade e em grupos focais com consumidores de diferentes culturas. Nossas pesquisas incluem o mercado geral, assim como as tendências dos consumidores e insights profundos em áreas específicas.

Para estar próximo do mercado e dos consumidores, o ConsumerLab da Ericsson tem membros na maioria das regiões de mercado da Ericsson. Ser parte do Grupo Ericsson nos dá um entendimento completo do mercado de TIC e dos modelos de negócios. Esse amplo conhecimento é único e é a base para nossa credibilidade e integridade. Temos uma visão do todo, entendemos onde os indivíduos se encaixam, e sabemos o que isso significa para serviços e tendências futuras.

Cidades envolvidas na última pesquisa: Berlim, Cairo, Estocolmo, Hong Kong, Johanesburgo, Londres, Moscou, Mumbai, Nova York, Paris, Pequim, São Paulo, Seul, Tóquio e Xangai.

Regiões/Mercados envolvidos na última pesquisa: África do Sul, Alemanha, Argentina, Arábia Saudita, Austrália, Benin, Brasil, Camarões, Canadá, Cingapura, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Egito, Emirados Árabes, Espanha, EUA, Filipinas, França, Gana, Guatemala, Holanda, Hong Kong, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Malásia, Marrocos, México, Nova Zelândia, Nigéria, Paquistão, Polônia, Quênia, Reino Unido, República Tcheca, Rússia, Senegal, Suécia, Tailândia, Taiwan, Tanzânia, Turquia, Ucrânia. Uganda e Vietnã.

A Ericsson é a líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços para operadoras de telecomunicações. Liderando o mercado de tecnologias móveis em 2G, 3G, 4G e serviços gerenciados, a Ericsson fornece serviços de comunicação e gestão de redes, atendendo às necessidades de mais de 2 bilhões de usuários, e tem posição de liderança em serviços gerenciados. O portfólio da empresa engloba infraestrutura para redes fixas e móveis, serviços de telecomunicação, além de soluções multimídia e banda larga para operadoras, empresas e desenvolvedores. As joint ventures Sony Ericsson e ST-Ericsson oferecem ao consumidor os terminais móveis com os recursos mais avançados do mercado.

A Ericsson torna realidade a sua visão de “comunicação para todos” por meio de inovação, tecnologia e modelos de negócios sustentáveis. Presente em 180 países, a Ericsson emprega mais de 90 mil pessoas e gerou receitas de US$ 28,2 bilhões (SEK 203,3 bilhões) em 2010. Fundada em 1876 e com sede em Estocolmo, na Suécia, a Ericsson tem suas ações negociadas na NASDAQ OMX, de Estocolmo, e na NASDAQ de Nova York.

A Ericsson está presente na América Latina desde 1896, quando estabeleceu um acordo na Colômbia e entregou pela primeira vez equipamentos à região. No início do século XX, a Ericsson aumentou sua presença na América Latina ao firmar acordos comerciais na Argentina, no Brasil e no México. Hoje, a Ericsson está presente em 56 países da América do Sul, América Central, México e Caribe, que formam uma das regiões que contam com instalações completas da Ericsson, compostas pela Unidade de Produção, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), e o Centro de Treinamento. A Ericsson é a fornecedora líder em telecomunicações, com mais de 40% do mercado na América Latina e mais de 100 contratos de serviços de telecomunicações na região.[www.ericsson.com/br].

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