Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/01/2012 - 07:40

Barão de Cocais está entre as cinco melhores cidades do IMRS

Em 4° lugar no IMRS e com uma população de 28.442 habitantes, Barão de Cocais subiu mais de 50 posições no índice nos últimos anos.

A correta aplicação dos recursos públicos proporciona não só, benefícios à população de cada município, como pode também servir como bons exemplos de administração pública que podem ser replicados em outras cidades. Investimentos em educação, meio ambiente e saúde fizeram com que Barão de Cocais conquistasse a melhor posição no Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) em dez anos. Nas três primeiras posições ficaram: Itabirito, Extrema e Ouro Preto. Impulsionado pela mineração e pela siderurgia, Barão de Cocais que também foi o melhor colocado dentre os municípios do Médio Piracicaba, tem melhorado seus indicadores em todos os setores e se prepara para um futuro de conquistas e realizações.

As informações são parte da terceira edição do IMRS, organizado e desenvolvido pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas da Fundação João Pinheiro que disponibiliza, ao todo, mais de 500 indicadores para todos os municípios do Estado, que avaliam: saúde, educação, segurança pública, assistência social, meio ambiente e saneamento, cultura, esporte e turismo, renda e emprego e finanças municipais.

O índice tem como objetivo fornecer aos municípios mineiros subsídios para o planejamento das políticas públicas e a alocação de recursos financeiros, materiais e humanos no âmbito local, o estudo reúne, em uma base única de dados, informações que se encontram dispersas e em diferentes formatos nos diversos órgãos e instituições.

Para o prefeito do município, Geraldo Abade das Dores, o IMRS é um importante instrumento de trabalho para a administração pública e ressalta que a boa colocação da cidade se deve aos constantes investimentos em educação, meio ambiente e saúde. “A classificação de Barão de Cocais entre as melhores no Índice Mineiro de Responsabilidade Social é fruto de muito esforço e comprometimento com a qualidade de vida e bem-estar de nossa comunidade”, garante.

De acordo com o IMRS os municípios são classificados de 0 a 1. Barão de Cocais conquistou nota geral 0,731 o que garantiu a 4° posição geral dentre os 853 municípios mineiros. No item saúde a cidade teve nota 0,821 – 50° posição no ranking, em educação (0,613), segurança pública (0,649), assistência social (0,750), meio ambiente e habitação obteve nota 0,747 – 9° posição, já em cultura a nota foi 0,819 com a qual alcançou o 16° lugar, esporte, turismo e lazer (0,636), renda e emprego (0,712) e, finanças municipais com a nota 0,772 e o 28º posto.

Bons exemplos-Investimentos em assistência social, saúde, educação, meio ambiente, cultura, esporte e lazer, infraestrutura e saneamento estão mudando o cenário e, junto com a qualidade de vida, resgatando e reforçando a auto-estima de Barão de Cocais. Dentre as dimensões avaliadas pelo índice, a área de assistência social é uma das que mais se destacaram, e o município apresenta pontuação máxima (4) no Plano Municipal de Assistência Social monitorado.

Exemplos de como o poder público pode ajudar na transformação social e na construção de um futuro melhor para todos podem ser percebidos com os projetos na educação (criação de novos cursos universitários e do Senai, que hoje é um dos três melhores de Minas Gerais); na saúde (manutenção de um dos melhores hospitais públicos do interior do Estado); na cultura (Apoio à centenária Banda de Música Santa Cecília), entre outros. “O gasto per capita com atividades de saúde saltou de R$ 201,79 em 2000 para R$ 358,45 em 2008. Neste mesmo ano o município realizou um aporte de 26,31% dos seus gastos com educação”, afirma o prefeito Geraldo Abade.

Um dos destaques de Barão de Cocais foi no índice de meio ambiente. A cidade conquistou em 2010 o Prêmio Minas Sem Lixões - a premiação apoia os municípios na implementação de políticas públicas voltadas para a gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos, em um compromisso com a melhoria da qualidade ambiental do Estado. “100% da população é atendida por sistema de esgoto e de coleta e tratamento de lixo”, afirma o prefeito citando um dos dados apurados pelo IMRS.

Outra área em que a cidade também foi destaque é a de cultura. A prefeitura é uma das principais apoiadoras do projeto Luthier Arte Ofício e Cidadania que acolhe desde 2006, jovens de baixa renda ou em vulnerabilidade social, na faixa de 09 a 18 anos, que vem recebendo gratuitamente, informações teóricas e práticas sobre todo o contexto que envolve a arte da luteraria (construção de instrumentos musicais de cordas que possuem caixa de ressonância).

De acordo com o responsável pelo projeto, Pedro Alexandrino, o Luthier beneficia hoje 74 jovens. “A ideia surgiu em 2005, a partir do desejo de compartilhar essa arte e utilizá-la como ferramenta de transformação sociocultural. Desde então o projeto já beneficiou mais de 300 crianças que tiveram suas vidas transformadas”, explica. Aline Menon é uma das beneficiadas. A luthier conta que entrou no projeto com 15 anos como aluna e hoje, aos 21 é monitora. “Aprendi a construir, tocar e agora estou ensinando. O projeto foi muito importante para a minha vida porque pude conhecer um mundo que não conhecia, principalmente relacionado à músicas antigas”, finaliza.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira