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06/01/2012 - 08:32

Grupo FCC fechou 2011 com aumento de 24,2% nas exportações


Investimentos em novas tecnologias impulsionaram resultados da indústria.

Apesar da alta competitividade no mercado internacional, as vendas para o mercado externo do Grupo FCC obtiveram um expressivo crescimento – nada menos que 24,2% ao longo do ano.

Este resultado acima da média é reflexo dos esforços empreendidos para aumentar a participação da marca além das fronteiras nacionais. A FCC tem desde 2005 uma unidade produtiva na cidade de Canelones, no Uruguai. Em 2011, firmou parcerias para a implantação de um centro de distribuição na China e iniciou a produção e distribuição de produtos na Argentina. O objetivo, segundo o diretor executivo do grupo, Carlos Bremer, “é estar próximo dos clientes, para atender com agilidade”.

Para 2012, a projeção é de que a indústria tenha crescimento de 8% nas vendas como um todo e de outros 20% nas exportações. Bremer afirma que “os reflexos da situação da economia mundial no Brasil ainda não podem ser definidos; estamos fazendo uma projeção de crescimento, mas ainda cautelosos”.

Para alcançar seu projeto de crescimento no próximo ano, o Grupo FCC está investindo em tecnologias que estejam voltadas ao máximo para a questão da sustentabilidade, tanto econômica quanto ambiental. A contribuição mais significativa dos produtos FCC em 2012 deverá ser para a redução dos custos da cadeia produtiva, em todos os segmentos em que atua.

Tecnologia inédita para produção de adesivo base água - Maior e mais diversificado fabricante de elastômeros termoplásticos da América Latina e um dos líderes globais em tecnologia de adesivos base água, a indústria comemora o incremento das vendas baseado em investimentos em novas tecnologias, mantendo uma marca que supera os padrões brasileiros: a cada seis dias a indústria lança um novo produto com tecnologia própria.

A apresentação ao mercado de uma matéria-prima inédita no Brasil foi um dos maiores trunfos da indústria no ano. A FCC conseguiu desenvolver adesivos especiais de poliuretano à base de água produzidos a partir de matéria-prima obtida com tecnologia inédita desenvolvida por sua equipe de pesquisa.

Até então, todos os fabricantes brasileiros de adesivos buscavam a matéria-prima pra seus adesivos de poliuretano à base de água apenas fora do país.

O lançamento foi resultado de quase uma década de pesquisa, contando, inclusive, com o apoio do FINEP. O domínio desta tecnologia permite à FCC flexibilidade para a criação de produtos especiais que se adaptam melhor às necessidades de aplicação de cada cliente.

A tecnologia é limpa para o usuário dos adesivos produzidos a partir dela, e também durante todo o processo de obtenção, já que não são utilizados solventes orgânicos de qualquer espécie em nenhuma fase da produção, nem do poliéster, nem do poliuretano, nem da dispersão e nem do adesivo.

As demandas do mercado calçadista foram a motivação da FCC para investir no projeto. Mas o desenvolvimento da pesquisa foi apontando novas possibilidades de uso para a tecnologia que está sendo utilizada para solucionar necessidades específicas de diferentes segmentos, como o de tintas, por exemplo.

A novidade atende o planejamento estratégico do Grupo FCC, que acredita que parte do futuro dos adesivos está na base aquosa.

Perfil- O Grupo FCC tem capital 100% nacional e fabrica adesivos, vedantes, elastômeros termoplásticos e resinas poliuretânicas. Tem destacada participação em mercados como o calçadista, o automotivo e o moveleiro. Fundado em 1969, o Grupo tem sua matriz no Rio Grande do Sul e unidades em São Paulo, Bahia, Ceará, Uruguai, Argentina e China.

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