Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/01/2012 - 06:00

Check-up – hora de colocar a saúde em dia

Exames periódicos de saúde, que podem tomar menos tempo do que se imagina, são um forte aliado da vida saudável

Nem sempre o corpo vai dar sinais de que tem algo de errado acontecendo com ele. Prova disso é o elevado número de ataques cardíacos inesperados e tumores em estágio avançado que poderiam ser evitados se as pessoas se submetessem a um check-up periódico. “As pessoas podem apresentar fatores de risco para o desenvolvimento de algumas doenças anos antes de sua ocorrência”, explica o cardiologista Tomás Mesquita, do Hospital Jayme da Fonte. As doenças cardiovasculares, por exemplo, poderiam ser evitadas com o rastreio da obesidade, da diabetes e da hipertensão arterial, entre outros fatores.

Conforme explica o médico, uma bateria de exames preventivos pode ser realizada em apenas uma manhã, sendo capaz de detectar precocemente diversas doenças assintomáticas. Mesmo os adolescentes deveriam reservar um tempo na agenda para ir ao médico. Tudo por causa de hábitos como alimentação desequilibrada, vida sedentária, peso acima do normal e colesterol alto, para citar alguns hábitos adquiridos com a vida moderna.

A periodicidade dos exames irá variar segundo fatores como idade, sexo e fatores de risco de cada indivíduo – a exemplo de histórico familiar e estresse. Os exames básicos geralmente indicados são os de dosagem de colesterol e triglicérides, glicemia, hemograma completo, ultrassom e raios-X, entre outros, além das rotineiras visitas ao dentista e oftalmologista. Alguns dos problemas que podem ser detectados são: diabetes, hipertensão, glaucoma e doenças sexualmente transmissíveis. “Não há orientações precisas quanto à regularidade das visitas periódicas, no entanto, existe uma sugestão americana de que deveriam ser realizadas a cada um a três anos em pacientes com idade inferior a 49 anos e anualmente para pacientes acima de 50 anos”, explica o cardiologista.

Pacientes com doenças crônicas, como diabetes, por exemplo, necessitam de reavaliações mais frequentes. “Uma situação que deve motivar uma avaliação médica de rotina é o início de atividades esportivas, sejam elas competitivas ou não. É a partir da avaliação médica que são identificadas e tratadas condições que poderiam colocar em risco a vida do indivíduo”, conclui o médico. [www.jaymedafonte.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira