Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/01/2012 - 06:00

Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos inaugura ala de Medicina Nuclear

Investimentos em infraestrutura e equipamentos ampliam serviços de diagnósticos do hospital.

O Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos inaugura o serviço de medicina nuclear, com capacidade para realizar em média 400 exames mensais, variando de acordo com o tipo de análise. O hospital investiu em torno de R$ 2 milhões e meio na estrutura física da sua nova ala quanto em tecnologia de ponta para a implantação do setor e treinamento de pessoal. O equipamento utilizado no setor é uma moderna gama-câmara da marca Philips, modelo Brightview.

Segundo a médica Ivana Carneiro Feres, responsável pelo serviço de medicina nuclear do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, a medicina nuclear define-se como uma especialidade médica com finalidades diagnóstica e terapêutica. “Como método diagnóstico é capaz de estudar praticamente todos os sistemas do corpo humano, avaliando, através do emprego dos radioisótopos (elementos radioativos), a função dos órgãos e tecidos. Essa ênfase em função se traduz em um interessante diferencial em relação aos demais métodos radiológicos cujo principal foco é a anatomia”, explica a especialista.

Os radioisótopos utilizados são em sua maioria de meia-vida curta (rápido decaimento radioativo) e de rápida eliminação pelo organismo, o que reduz a exposição dos pacientes à radiação. Quando empregados com finalidade diagnóstica não interferem na função dos órgãos a serem estudados, o que permite que sejam administrados com segurança, sem maiores complicações ou efeitos colaterais.

A equipe do setor de medicina nuclear do hospital inclui além do médico nuclear, biomédicos, físicos e a equipe de enfermagem, todos com treinamento específico na área e monitoração de radioproteção.

Os exames disponíveis no hospital incluem principalmente cintilografias do coração (perfusão miocárdica), osso, cérebro (SPECT cerebral), rins, tireóide, paratireóides, glândulas salivares, pulmões, pesquisa de refluxo gastroesofágico, pesquisa de corpo inteiro com Iodo, MIBI, MIBG, Gálio-67, além de outros mais específicos.

Além do serviço de medicina nuclear, o Centro de Diagnósticos do Complexo Hospitalar dispõe ainda de equipamentos de última geração para ressonância magnética, tomografia computadorizada, angiografia digital, densitometria óssea, mamografia, neurorradiologia, radiologia geral, radiologia vascular e intervencionista. A integração de novos serviços visa atender as necessidades dos usuários, proporcionando maior qualidade de vida, conclui a especialista.

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhão de exames. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio 100 Melhores Empresas para Trabalhar Brasil 2011.[www.hpev.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira