Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/01/2012 - 06:50

Inauguração Irajá Gastrô

O chef Pedro de Artagão tem apenas 33 anos e é autodidata. Claro que os anos em que trabalhou com chefs consagrados como Flávia Quaresma, Roland Villard e José Hugo Celidônio renderam boa experiência. Mas Pedro aprendeu estudando e pesquisando a gastronomia. O trabalho em um grande hotel no Rio de Janeiro, os anos em que manteve um buffet, além do trabalho nos Estados Unidos e estágio no hotel George V em Paris, prepararam Pedro para a carreira solo. Comemorando 16 anos de profissão, o chef leva toda a personalidade da sua cozinha contemporânea para Botafogo, graças à parceria com a empresária do mercado editorial Bete Floris e com o advogado Marcos Werneck.

Desde que se conheceram, há dez anos, Pedro e Bete buscavam o lugar ideal para abrir um restaurante. Já o amigo Marcos, entra com a sua experiência na gestão de restaurantes. Em comum, a paixão pela gastronomia. O Irajá abriu as portas em dezembro, em um imóvel tombado da década de 30, na Rua Conde de Irajá. Em princípio, o restaurante funciona apenas durante o jantar de terça a sábado, mas não será por muito tempo que a criatividade do chef caberá nesse curto espaço de tempo.

No cardápio, opções do que Pedro faz de melhor: novas versões de pratos tradicionais, usando tecnologias como sous vide, um método de cozimento delicado que garante resultado perfeito. A proposta do chef é a incrível arte de oferecer receitas comuns, como um bife à parmegiana, de forma sofisticada. Salada Caprese 4.0 – com mussarela de búfala líquida e manjericão e Escalope de Foie gras de morangos são dicas de entrada. Pirarucu com sauté de banana e palmito fondant, vinagrete de dedo de moça, Costelinha ao barbecue, bolo de fubá ao grana padano, maçã caramelada e Agnoloti de bufaline, açafrão, passas de tomate, gel de manjericão são sugestões de prato principal. Para finalizar, Sundae de caramelo, doce de leite derretido, banana frita e cookie de canela.

Depois de oito meses de reformas, o restaurante ganhou ares modernos com o projeto do arquiteto Maurício Nóbrega aliado à iluminação de Maneco Quinderé. Ao entrar no restaurante, uma antessala com poltronas e mesas baixas formam um lounge descontraído com menu repleto de opções de petiscos e releituras de drinques. Aliás, algumas bebidas ganharão um toque especial do chef: os gelos com sabor. Para beliscar, Pedro preparou suas versões de Coxinha de galinha com requeijão aviação e tabasco caseiro e Acepipes com ‘tratamento Irajá’ com batata calabresa, azeitonas recheadas, ovo de codorna e polvo à vinagrete. Pratos convencionais do menu também pode ser consumidos nesse ambiente descolado.

O corredor que leva ao salão principal foi totalmente aproveitado com bancos e balcões para quem quiser pedir um drinque. O jardim vertical e as palmeiras-laca permitem um clima de varanda agradável e aconchegante ao ambiente. Seguindo uma tendência mundial, ao lado da cozinha foi instalada uma mesa para oito pessoas e um balcão que acomoda outras quatro, formando a sala gourmet. Pedro também foi o responsável pela elaboração da carta de vinhos. Entre os destaques, Salentein, Baron Nathaniel - Baron Philippe de Rothschild e Avondale.

Irajá Gastrô-Rua Conde de Irajá, 109 – Botafogo |Telefone:(21) 2246-1395 / Horário de funcionamento: terça e quinta-feira das 20h à 0h; Sexta e sábado das 20h à 1h30/ Capacidade: 55 pessoas / Possui estação do metrô até 500 metros (Integração Estação Cobal do Humaitá) / Cartões de crédito: todos / Cartões de débito: todos / Tíquetes: não tem / Há manobrista (R$ 12,00) / Não há couvert individual / Não há couvert artístico / Há vinho em taça (R$ 18) / Não há taxa de rolha / Há acesso para deficientes / Não há área de fumantes / Não há atividades para crianças / Não há entrega em domicílio / Há rede de wireless | www.irajagastro.com.br .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira