Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/01/2012 - 07:23

Empresas enfrentam dificuldades de adaptação com o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped)

A partir das exigências do governo brasileiro em relação ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), a maioria das empresas está enfrentando inúmeras dificuldades de adaptação. Acontece que as cobranças são bastante complexas e, independente disso, as corporações têm sido obrigadas a migrar os dados tributários para os ambientes digitais. Por consequência, qualquer informação errada já deixa a empresa imediatamente na mira da fiscalização.

“Outro agravante em que as corporações se deparam, fica por conta da gestão de todas as solicitações, sem comprometer a credibilidade dos registros empresariais. O fato é que as exigências são bem criteriosas e o receio dos empresários, à aplicação de multas, é muito grande”, disse o diretor da Megawork, João Carlos Tiusso. Logo, qualquer tipo de confronto nos dados é rigorosamente analisado e o contribuinte fica suscetível à autuação fiscal.

Sem contar que após o envio das informações, o Sistema não permite retificação. Consequentemente, os empresários custam a entender que a implementação obrigatória também vem para favorecê-los. E, embora seja necessário um investimento inicial em tecnologia, entre outras adaptações bancadas pelas corporações, o Sped vem para proporcionar aos empresários, inclusive, a redução dos custos e uma melhor gestão da empresa.

Vale ressaltar que com a implementação concluída, a Receita Federal terá em 2012, uma solução imediata e completa, permitindo o cruzamento de informações e atuação fiscal. Com isso, não será necessária a visitação na sede da empresa para verificação dos livros ficais.

Sped-Instituída pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, a solução tecnológica envolvendo o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) iniciou-se com três grandes projetos: Escrituração Contábil Digital, Escrituração Fiscal Digital e a NF-e - Ambiente Nacional. Atualmente está em produção o projeto EFD-PIS/COFINS. E em estudo: e-Lalur, EFD-Social e a Central de Balanços.

Por meio das informações das notas fiscais eletrônicas, hoje já é possível comparar os dados sobre o subfaturamento e a omissão de receitas. E, a partir das auditorias eletrônicas será possível fazer uma estimativa do faturamento do contribuinte, detectar irregularidades e solicitar regularizações. Nos casos em que a empresa não providenciar a regularização, ela sofrerá uma ação fiscal.

Solução-A solução integrada e implementada pela Megawork tende a “reagir rapidamente às possíveis mudanças e acelerar, inclusive, os encerramentos financeiros e fiscais, dando transparência às informações de gestão, contábil, financeira e fiscal, além de aumentar a produtividade e a precisão dos relatórios, reduzir os custos e erros, simplificar os processos empresariais e melhorar a eficácia com uma única e intuitiva solução”, explicou João Carlos Tiusso.

Enfim, as funcionalidades integradas eliminam a necessidade de refazer entradas de dados manualmente entre os sistemas e muito mais. Consequentemente, o objetivo dos serviços Megawork é ajudar a corporação na administração global das finanças/fiscal, recursos humanos, compras, estoque, manufatura, logística, desenvolvimento de produtos, serviços corporativos, vendas, marketing, atendimento ao cliente, entre outros, e tudo isso de acordo com o segmento específico de cada empresa. [www.megawork.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira