Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/01/2012 - 07:34

Termomecanica, Comgás e Merlini desenvolvem projeto premiado para instalações de gás com tubos flexíveis de cobre

Ganhador do Trófeu Prata, na categoria Execução de Instalações, no Prêmio MasterInstal, projeto comprova a eficiência da tecnologia inovadora que trouxe mais segurança e velocidade nas instalações de gás.

A partir de uma demanda observada pela Termomecanica, líder nacional na transformação de cobre e suas ligas em produtos semielaborados, surgiu a ideia de desenvolver o projeto “Processo de execução de prumadas com tubos de cobre flexíveis com auxílio da endireitadeira”, em parceria com a Comgás. A iniciativa acaba de ser premiada na categoria “Projetos para a Execução de Instalações”, com o troféu prata no Prêmio MasterInstal, maior reconhecimento do setor de instalações.

O projeto contempla instalações de rede de distribuição de gás combustível com tubos de cobre flexíveis. Com o apoio de uma endireitadeira, idealizada pelo fundador da companhia, Salvador Arena, exclusiva e sem similar no mercado, foi possível levar parte do processo de fabricação dos tubos para o canteiro de obras. Para testar essa tecnologia inovadora, a empresa propôs à Comgás, concessionária responsável pelo abastecimento de gás natural canalizado no Estado de São Paulo, desenvolver esse piloto. As empresas contaram ainda com o apoio da Merlini Engenharia, instaladora especialista em manutenção predial.

“A premiação consolida efetivamente no mercado os tubos flexíveis de cobre produzidos pela Termomecanica, comprovando a eficiência da tecnologia inovadora que trouxe mais segurança e velocidade nas instalações de gás”, explica Murilo Antunes de Oliveiro Fº, diretor industrial.

Sem os tubos flexíveis, esse tipo de implantação é realizada com tubos rígidos em barras de 5m, que apresentam risco de vazamento nas tubulações, principalmente nas conexões. Nesse tipo de obra é comum a ocorrência de acidentes devido ao grande risco apresentado durante os trabalhos realizados em pavimentos altos, além dos custos elevados.

A Termomecanica, que já produzia tubos em rolo para outras aplicações, como, por exemplo, refrigeração, identificou a oportunidade de produzir também tubos flexíveis para gás, dispensando emendas. Foram três anos de pesquisa e inúmeros processos para regularizar a fabricação de acordo com as normas ABNT NBR 15526 e ABNT NBR 14745.

“Os resultados superaram as expectativas dos envolvidos. A execução das obras passou a ser muito mais rápida em comparação ao processo convencional, que emprega barras de tubos de cobre. Efetivamente o tempo de trabalho em altura diminuiu muito e a qualidade do serviço foi aprimorada”, ressalta Murilo.

O novo processo permitiu também a construção de trechos longos sem emenda e sem solda, possibilitando níveis muito mais altos de estanqueidade e com maior padronização dos serviços oferecidos pela distribuidora de gás, aumentado suas vantagens competitivas.

“Os testes pilotos realizados foram satisfatórios e a velocidade de lançamento de cada prumada foi impressionante, para um prédio de 10 andares foi necessário menos de 90 segundos para que o tubo atingisse o topo do prédio. A receptividade dos instaladores também foi boa, uma vez que o trabalho foi facilitado, eliminando o levantamento de barras de tubos por intermédio de carretilhas”.

Realizado pelo Sindinstalação - Sindicato da Indústria de Instalação e pela ABRINSTAL - Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações, o prêmio tem como principal objetivo dar visibilidade e destaque ao setor de instalações valorizando iniciativas pioneiras e as melhores práticas aplicadas na direção da qualidade, conformidade e eficiência das instalações nas edificações.

A Termomecanica, uma das maiores indústrias privadas brasileiras, é líder no setor de transformação de metais não ferrosos, cobre e suas ligas em produtos semielaborados e produtos acabados. Fundada em 1942, com um capital de 200 dólares, pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido avaliado em mais de 800 milhões de dólares. A empresa registra saudável crescimento, resultado de programas de constante modernização e expansão, que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros. Conta com mais de dois mil colaboradores, duas fábricas em São Bernardo do Campo (SP), além de um Centro de Distribuição, em São Bernardo do Campo e outro em Joinville (SC).

Na Edição Especial Exame Melhores e Maiores 2010, a Termomecanica está entre as 500 Maiores Empresas do País; sendo a 6ª entre as Melhores do Setor Siderurgia e Metalurgia; a 3ª na lista As de Maior Liquidez Geral; 3ª colocada entre As Menos Endividadas e a 20ª entre As que Mais Cresceram.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira