Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/01/2012 - 09:15

Verão: estação da moderação

Os dias mais quentes do verão são bastante agradáveis, principalmente para aqueles que estão em férias curtindo a convivência com a família e amigos. Mas para que essa alegria perdure até o final da estação é necessário tomar alguns cuidados, em relação à alimentação.

Para quem está na praia ou mesmo em cidades do interior, que são mais quentes e sem a brisa do mar, é essencial ficar atento à hidratação. As altas temperaturas provocam a dilatação dos vasos sanguíneos e o suor é uma resposta do organismo para compensar o calor e também refrescar a pele. Beba muita água, água de coco, suco e sorvete de frutas para compensar essa perda com a sudorese. Esses líquidos indicados são pouco calóricos e repõem a necessidade hídrica que o corpo tem em dias onde as pessoas se expõem ao sol.

O consumo de bebidas alcoólicas, como a cerveja, traz uma falsa sensação de hidratação. Tome cuidado! Por ser vasodilatadora e diurética, a “loira gelada” pode ser traiçoeira já que aumenta a necessidade de urinar. O consumo exagerado pode levar a uma rápida desidratação.

A alimentação deve ser leve, com muitas frutas, legumes e vegetais e jamais ficar um período longo – superior a quatro horas – sem comer. O calor faz com que as bactérias nos alimentos se proliferem rapidamente e encontrar uma refeição saudável e segura, muitas vezes não é tarefa fácil. O ideal é sair de casa, depois de tomar um bom café da manhã, com maçãs, peras, pêssegos, bananas ou qualquer fruta da época, para comer no intervalo até o almoço.

Com o calor é preferível alimentos de digestão leve do que as frituras. Mas se for consumir um pastel ou camarão, por exemplo, fique atento para que sejam fritos na hora.

Os sanduíches naturais são perfeitos, desde que se conheça a procedência e observe os prazos de validade. Fazer os próprios sanduíches pode ser a garantia para não passar por apuros. Prefira os pães integrais e com multigrãos, que dão uma sensação de saciedade por um tempo maior, com peito de peru, frango desfiado ou atum. Os queijos brancos, ricota e cottage também são excelentes.

Aproveite as férias para iniciar uma atividade física. Se você não pratica, comece com caminhadas pela manhã, não se esquecendo da reposição hídrica. O exercício aumenta a serotonina, um neurotransmissor que ajuda a diminuir o apetite, além de liberar endorfinas, que dão sensação de bem estar e conforto. Comece o ano com hábitos novos, que poderão lhe acompanhar para os demais meses de 2012 e, quem sabe, por toda a vida.

Faça desse período, de fato, o início de uma nova fase e traga com você amigos e parentes. Uma vida mais saudável faz bem, inclusive para a auto-estima.

.Por: Frederico Carbone Filho, cardiologista e diretor médico do Hospital Santa Isabel

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira