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11/09/2007 - 09:41

“Alto verão carioca” acontece em setembro com lançamentos para os dias mais quentes da estação

O calendário de moda do Rio de Janeiro, que tem no Fashion Rio e no Fashion Business seu ponto alto, ganha mais um evento fixo. O Alto Verão Carioca, lançado no ano passado para aquecer as vendas das coleções de alto verão no mercado nacional, se consolida com a presença das grifes mais importantes do Rio nesta segunda edição, que acontece entre os dias 17 e 21 de setembro. Realização do Sistema Firjan, através do Senai Moda, com o apoio do SEBRAE, o Alto Verão Carioca é um roteiro organizado para facilitar o acesso dos compradores à diversidade de showrooms das grifes que, nesta época do ano, estão relançando suas coleções ou anunciando novidades para os dias mais quentes da estação.

A abertura do evento acontecerá no dia 17, às 18h30, na sede do Sistema FIRJAN (Avenida Graça Aranha, 1), com uma palestra somente para convidados do especialista em marketing de varejo de moda Luiz Secco. Ele falará ao público comprador do evento e grifes participantes sobre pontos de venda, mix de produto nas lojas e público-alvo. Nos outros dias do Alto Verão Carioca, os compradores vips, que estarão baseados no Hotel Ipanema Plaza, percorrerão os showrooms, acompanhados de uma equipe de recepcionistas do evento.

“O Sistema Firjan vem trabalhando desde a criação do Fórum Empresarial da Moda, em 2001, com ações que integram o plano estratégico para o setor, que é o terceiro maior empregador da indústria do Estado. O Alto Verão Carioca é um formato de visitas organizadas aos showrooms das nossas confecções para atender à demanda dos empresários, que desejavam aquecer as vendas de verão, e proporcionar maior conforto aos compradores’, explica a gerente do Senai Moda, Cristiane Alves. De acordo com estudos da Diretoria de Desenvolvimento Econômico do Sistema Firjan, o setor da moda, incentivado por estas ações estratégicas, tem registrado elevação no número de empregos formais: em 2006, este aumento foi de 22,6% e em 2007 de 11,2%.

O período de alto verão representa 25% do faturamento anual das grifes cariocas, que aproveitam a data para incrementar as vendas de atacado, facilitadas pela estação mais longa e pelas festas de fim de ano. Estima-se que, em 2007, esse período movimente R$ 180 milhões. A expectativa dos organizadores é que, durante o Alto Verão Carioca, sejam gerados R$ 43 milhões em negócios, com a visita de 60 compradores vips convidados de todo o país e mais 300 compradores espontâneos, um aumento de 20% em relação aos compradores da primeira edição.

“Nossa intenção é resgatar o Rio de Janeiro como pólo de moda, e para o sucesso dessa ação, é importante que as marcas participem do evento, assim como nós”, diz Siau Lin, da gerência comercial do grupo Maria Bonita. “O evento é importante para inserir o alto verão carioca no calendário dos lojistas e concretizar uma rotina de compras neste período”, complementa Flavia Werner, gerente comercial da Totem.

Boa parte das grifes que vão participar do evento aproveitará para lançar novas peças, principalmente vestidos, shorts, bermudas e blusas com decotes mais ousados e em cores, tecidos e padrões que combinem com o clima tropicalíssimo do verão brasileiro. Outras pretendem relançar as padronagens e cortes já apresentados no Fashion Rio, adaptados ao ambiente 40 graus. A Agilitá, por exemplo, vai lançar a coleção Resort, que mostra a mulher elegante dos balneários e enseadas. A Dautore vai aproveitar o evento para lançar a sua segunda marca, a Dautore Duo, com materiais alternativos, como nylon, couro e lona. A Redley vai mostrar 200 novas peças. E Glorinha Paranaguá antecipa as suas novidades: cestos de palha para os fins de semana em Angra, Búzios, Trancoso e Fernando de Noronha e carteiras sofisticadas para as festas de final do ano.

Participam desta edição do Alto Verão Carioca: Agilita, Alessa, Allú, By Bella, Cantão, Cavendish, Cláudia Simões, Corporeum, Dats Kat, Dautore, Despi, Equatore, Espaço Fashion, Glorinha Paranaguá, Ipanema Top 550, Lenny, Mara Mac, Maria Bonita e Maria Bonita Extra, Mary Zaide, Osklen, Permanente, Redley, Rudge, Shop 126, Tempo 4, Tessuti, Totem e Tussah e os pólos de moda de Cabo Frio, Calçados e Acessórios, Campos, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, São Gonçalo, Sul Fluminense e Jóia Rio.

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