Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

George Harddy é o novo artista do projeto circuito Atelier da Editora com Arte

Dia 09 de dezembro de 2006, de 14 às 19h (sábado), no Ateliê do artista - Rua Direita, 529, Centro Histórico, Santa Luzia. Fernando Pedro - C/Arte Projetos Culturais: (31) 3491-2001 / 9981-1685. Realização: C/Arte Projetos Culturais. Patrocínio: Zigma Importação & Exportação e Universidade Fumec. Apoio: Rede Minas, PIB Provedor de Internet e Imago Vídeo. Após o lançamento, o livro pode ser adquirido no site da C/Arte, www.comarte.com, através da televendas (31) 3491-2001 e nas principais livrarias do país ao preço de R$ 25,00.

Na ocasião o artista apresentará uma exposição de suas obras, simultaneamente ao lançamento do livro-depoimento, organizado pela pesquisadora Jacqueline Prado de Souza, e do vídeo, dirigido por Alexandre Pires Nascimento, focalizando sua trajetória e seu processo de trabalho. Será lançada também uma exposição virtual do artista no site da C/Arte www.comarte.com

O depoimento e a obra de George Harddy registrados neste livro mostram um artista inquieto, cujas pesquisas realizadas ao longo de sua trajetória artística percorrem diversos caminhos e linguagens, revelando uma obra vigorosa, de grande beleza e poesia. O escritor Bartolomeu Campos de Queirós assina a apresentação do livro, onde escreve: “George Harddy, com um olhar capaz de ultrapassar as cascas, ao mergulhar em seu imaginário, busca dar outros sentidos à natureza que nos for presenteada. Intrigado com o que existe de milagre por trás desses elementos que parecem ter nascido com o mundo e assistiram o nascimento do humano, ele recorre aos seus predicados estéticos para dar sentido à sua poesia. E assim fazendo, o artista nos convida a nos assustarmos diante desse gratuito espetáculo da natureza, ao nos reapresentá-la recriada e plena em significantes.

Se são pedras, o artista busca aproximá-las, organizando-as em diferentes equilíbrios e formas, como que anunciando a elas, com o carinho do silêncio das mãos, que uma indispensável conversa entre o existente e o ainda por existir é possível. Atento aos restos de raízes e troncos George Harddy interfere de maneira dúctil, extasiado diante daquilo que a idade do tempo esculpiu ou poliu rigorosamente. Seu espanto diante da história da natureza e seus meandros faz-se responsável por uma obra em que a sutileza só se revela aos olhares mais atentos. Ele reconhece que para manipular a concretude que mora no já criado é preciso milagrosos cuidados. Ao dar novas e sensíveis sentenças à natureza dada, investigando os múltiplos trilhos da beleza, é que também o artista, em pauta, inaugura uma nova linguagem de expressão. Sua construção estranha e sedutora exige do olhar do fruidor outras pontuações. Ao fundar um assunto, a partir de sua percepção operadora, tornam-se necessárias outras reflexões, mais e mais renovadas. Sua arte rompe exageradamente com as palavras que procuram conceituá-la. Diante de sua obra todas as palavras já estão por demais gastas e só cabe aos apreciadores a descoberta de mais mistério entre a criação e a criatura. Suas esculturas, por não esgotar o mistério, inauguram outras indagações e nos remete à ternura das dúvidas”.

Neste livro temos acesso, além de suas obras, à sua relação com a arquitetura, seus projetos de intervenções urbanas, as ações de vanguarda, encontros e convivências com grandes nomes da arte no Brasil - como Amilcar de Castro, dentre outros - e ainda à sua atuação no circuito artístico brasileiro. A presente publicação destaca e confirma a importância da pesquisa e do trabalho de George Harddy, através da poética de transformação da matéria bruta em uma imensa riqueza poética.

O projeto Circuito Atelier é uma realização da C/Arte Projetos Culturais, coordenado pelos historiadores Fernando Pedro da Silva e Marília Andrés Ribeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira