Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/09/2007 - 09:49

Primeira etapa do projeto de revitalização Porto do Rio com investimentos de R$ 10 milhões promete mudar fisionomia das favelas cariocas


O governador Sérgio Cabral reafirmou o plano de, nos próximos três anos, reverter o quadro de deterioração e desordem urbana no Rio, causado, nos últimos anos, pela omissão do Poder Público diante do crescimento de comunidades carentes na cidade. A afirmação foi feitano dia 10 de setembro, quando participou ao lado dos ministros da Secretaria Especial dos Portos, Pedro Brito, e das Cidades, Márcio Fortes, da inauguração da obra de revitalização do acesso ferroviário ao Porto do Rio, no Caju, Zona Portuária do Rio.

O governador garantiu que, com as obras do PAC, o governo do estado irá mudar a fisionomia das comunidades carentes do Rio.

– Vamos dar dignidade a esses lugares – frisou.

Cabral considerou o projeto de desobstrução da única linha férrea que leva ao porto, feita pela MRS Logística, administradora da via férrea, em parceria com os governos federal e estadual e a Prefeitura do Rio, como símbolo de outras intervenções que serão feitas em grandes conglomerados de favelas cariocas.

– O que ocorreu neste trecho da linha férrea é o que temos visto em todos os grandes centros urbanos, não somente do Grande Rio, isto é, a ocupação desordenada de espaços, até mesmo em áreas de extremo risco. Esta iniciativa é a reversão da degradação, desobstruindo a passagem dos trens, mas reassentando as famílias em lugares dignos. Deve servir de exemplo para outras ações que faremos, com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em várias favelas do Rio – afirmou.

A obra é a primeira etapa do projeto de revitalização Porto do Rio - Século XXI. Nos últimos 20 anos, diversas comunidades se instalaram ao longo da linha férrea por onde circulam os trens que chegam ao porto trazendo carga de São Paulo, Minas Gerais e o do interior do estado do Rio, para exportação. O governo do estado, por meio da Secretaria de Transportes, participou ativamente das negociações entre a MRS Logística, a Prefeitura do Rio e as comunidades locais que resultaram na retirada de 450 casas das margens da linha e na construção de muros isolando a via férrea. O valor do investimento foi superior a R$ 10 milhões.

O governador disse que, se o Poder público agir com rapidez e firmeza, conseguirá conter a expansão de favelas. E deu como exemplo o início de uma ocupação recente ao lado de uma estrada na Zona Oeste do Rio.

– Liguei para o prefeito (César Maia) avisando que iria mandar a polícia para lá para retirar os ocupantes do terreno. E foi o que fizemos, inclusive pacificamente. Não podemos permitir mais essas ocupações irregulares. Isto acaba com a ordem urbana. Olha o que ocorreu com o subúrbio carioca, ao longo dos anos: dezenas de empresas foram embora. Hoje, há vários galpões vazios – ressaltou, acrescentando que se colocou à disposição do prefeito para acionar a polícia toda vez que ela necessitar de remover ocupações irregulares.

Sobre o projeto de revitalização do Porto do Rio, o governador disse que é uma obra do governo federal, mas que o estado pode ajudar na acessibilidade, com a recuperação de estradas, e participando da elaboração de um plano diretor para a ocupação imobiliária do entorno do terminal.

Também estiveram presentes à sede da MRS o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, o presidente da empresa, Júlio Fontana Neto, o presidente da Companhia Docas, Antônio Carlos Soares, o presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) e ministro do Tribunal de Contas da União, Carlos Villaça, o deputado federal Carlos Santana, e a presidente da Fundação da Criança e do Adolescente, Jurema Batista, além de empresários, sindicalistas e trabalhadores.

Depois da cerimônia, alguns dos convidados, inclusive os dois ministros, e mais Júlio Lopes, fizeram uma viagem de trem ida e volta pelo trecho revitalizado até a estação Maria da Graça. | Por Guedes de Freitas/Secom

Foto: Governador Sérgio Cabral, acompanhado dos ministros das Cidades, Marcio Fortes; dos Portos, Pedro Brito; do presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Antonio Carlos Soares e do presidente e CEO da MRS Logística, Julio Fontana Neto durante inauguração de revitalização do acesso ao Porto do Rio

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira