Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/01/2012 - 11:29

Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro lança Agenda Verão 2012

CCPJ-Rio terá visitas teatrais guiadas e espetáculos .

O verão do Rio não se resume à praia. O Centro da cidade também oferece ótimas opções de lazer para cariocas e turistas. Em seu segundo ano, o Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio), localizado no antigo Palácio da Justiça, no Corredor Cultural, lança a Agenda Verão 2012, com os programas “Por dentro do Palácio”, uma visita teatral cujo o guia, o personagem Ruy Barbosa, e “Teatro no Palácio”, com o espetáculo “Amor confesso”, inspirado em contos de Arthur Azevedo. A montagem, que tem atuação de Claudia Ventura e Alexandre Dantas, está indicada ao Prêmio Shell de Melhor Direção (Inez Viana).

Criado em abril de 2009 e inaugurado em novembro de 2010, o Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio) tem como foco principal privilegiar o conhecimento e a arte como condições essenciais à formação do cidadão. O CCPJ-Rio abrigou em suas atividades alguns dos programas desenvolvidos pelo extinto Cultural Emerj (www.culturalemerj.com.br), projeto que o antecede e o inspira diretamente. Promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, o projeto ocorreu entre março de 2001 e dezembro de 2008.

Ao longo do ano, o espaço ainda realiza eventos como: “Cinema no Palácio”, que contará com filmes e debates; apresentações musicais, que terá a curadoria da UFRJ; além de diversos cursos livres. “Com curta duração, os cursos não têm por finalidade a formação profissional, mas sim o conhecimento e aprofundamento em áreas específicas”, explica Silvia Monte, diretora do espaço.

Por dentro do Palácio -Inaugurado em janeiro de 2011, “Por dentro do Palácio” é uma visita teatral guiada e acontece sempre às quintas-feiras, às 17h. A partir do próximo dia 19 de janeiro (quinta-feira), o público poderá acompanhar um passeio pelo palácio, guiado por Ruy Barbosa (interpretado pelo ator Eduardo Diaz). Em março, o nobre jurista passará a dividir as visitas com uma nova cicerone, Têmis, a deusa das leis e dos juramentos.

O passeio começa nas escadarias do Antigo Palácio da Justiça, onde Ruy Barbosa recebe o público. Dali os leva para conhecer o interior do edifício, construído em 1926 para abrigar a “Corte de Apelação” do então Distrito Federal.

No segundo pavimento do Palácio os visitantes têm a oportunidade de conhecer a suntuosa arquitetura do Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri, local preferido das crianças, onde o jurista explica o funcionamento de um júri.

No terceiro piso, em que está instalado o Museu da Justiça, Ruy Barbosa apresenta, ao passar pelas salas históricas – Câmara Isolada e Tribunal Pleno –, funções relevantes para o funcionamento do judiciário.

O personagem Ruy Barbosa foi escolhido por ser considerado um dos intelectuais mais importantes do seu tempo. Jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro, foi um dos organizadores da República e coautor da constituição da Primeira República, juntamente com Prudente de Morais. Atou na defesa do federalismo, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais. Têmis, deusa grega dos juramentos dos homens e da lei, será a segunda “guia” a partir de março. Foi tida muitas vezes como a deusa da Justiça, título atribuído na realidade a Diké.

Teatro no Palácio-O espetáculo “Amor confesso” abre a programação do Teatro no Palácio, que ocupará a Sala Multiuso do CCPJ-Rio. A temporada acontece de 23/01 a 15/02, às segundas, terças e quartas, sempre às 19h.

Produzida pelo Centro Cultural Correios, onde estreou em novembro de 2011 e fez uma temporada de sucesso de público e crítica, sendo indicada ao prêmio Shell, na categoria “Direção”, a comédia musical é baseada em contos de Arthur Azevedo e traz um casal de atores em cena (Claudia Ventura e Alexandre Dantas). A direção é de Inez Viana, vencedora do Prêmio Contigo 2010 de “Melhor Espetáculo Comédia”, por “As Conchambranças de Quaderna”, de Ariano Suassuna, e indicada ao Prêmio Shell pela atuação no espetáculo “A mulher que escreveu a Bíblia” (2008).

Em cena dois atores, duas cadeiras, um autor, oito contos e uma questão: se casar ou não se casar? Claudia Ventura e Alexandre Dantas vão se casar e, para comemorar, resolvem montar uma peça: “Amor confesso”. Para confessar esse amor escolhem os contos de Arthur Azevedo. Mas, durante os ensaios, descobrem que a maioria das histórias não tem um final feliz. Agora, eles estão no palco, pouco antes da cerimônia do seu casamento, dividindo com o público a dúvida confessa de casar ou não.

.[Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, de 23 de janeiro a 15 de fevereiro (segundas, terças e quartas), às 19 horas,Rua Dom Manuel, 29, Centro - Rio de Janeiro – RJ.Distribuição de senhas no local: 18h30.Capacidade: 60 lugares.Duração do espetáculo: 90 minutos.Recomendação etária: 10 anos.Gênero: Comédia. Mais informações (21) 3133-3366 | 3133-3368|E-mail: ccpjrio@tjrj].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira