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12/01/2012 - 11:40

I Congresso Mundial confere projeção internacional ao couro brasileiro

Evento, realizado em novembro, no Rio de Janeiro, reuniu mais de 350 especialistas, empresários, estilistas e técnicos internacionais.

A despeito dos desafios e obstáculos enfrentados, a indústria do couro vem aumentando a sua importância e contribuição econômica para a própria balança comercial brasileira, cuja participação representou 6,86% do saldo registrado em 2011.

Segundo dados do Relatório do CICB, o perfil das exportações brasileiras por tipo de couro no ano passado, nos produtos acabados, foi de 57%, em receita, e 42% em volume.

Já nos últimos 11 anos o avanço do setor curtidor registrou aumento de 465% no porcentual da receita obtida com a produção de couros crust e acabados, produtos de maior valor agregado, passando de US$ 318 milhões (2000) para US$ 1,48 bilhão (2011).

Importante para a economia brasileira, o couro também conferiu projeção internacional ao País, com a realização do I Congresso Mundial do Couro, promovido pelo CICB no Rio de Janeiro, em novembro. O presidente da entidade, Wolfgang Goerlich, destaca o impacto do evento: “O Congresso, realizado em parceria com o International Council of Tanners (ICT, sigla em inglês para Conselho Internacional dos Curtumes), em conjunto com a Couromoda, contou com a participação de 356 técnicos, empresários e estilistas de 26 países, demonstrando a importância do Brasil como um dos destacados players da indústria curtidora”, diz Goerlich.

Além da realização do congresso, o presidente do CICB também atribui a boa imagem do couro brasileiro no exterior à promoção do programa “Brazilian Leather”, conduzido em parceria com a Apex-Brasil, agência vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. “Estas ações estão se tornando referência no setor e seus resultados positivos já refletem na imagem positiva do nosso produto e nas vendas externas”, afirma o executivo.

China+Hong Kong, Itália e Estados Unidos foram os principais destinos do couro nacional em 2011; Brasil também aumenta embarques para a Alemanha, Coréia do Sul, México, Vietnã, Hungria, Taiwan, Tailândia e Uruguai

No ano passado, os principais destinos do produto nacional foram a China e Hong Kong, com US$ 615 milhões; 30,1% de participação e crescimento de 10% ante 2010; Itália (US$ 456,9 milhões, 22,3% de participação e elevação de 18%); e Estados Unidos, US$ 229,48 milhões, (11,2% e aumento de 21%). Nos doze meses de 2011, Alemanha (US$ 88,88 milhões, 4,3% de participação e crescimento de 60%), Coréia do Sul (US$ 65,18 milhões, 3,2% e aumento de 36%), México (US$ 59,41 milhões, incremento de 42%), Vietnã (US$ 58,3 milhões, elevação de 13%) e Hungria (US$ 44,15 milhões, 152%) foram outros importantes destinos das exportações brasileiras.

Entre outros países que aumentaram as compras do couro nacional no período figuram Taiwan (US$ 36,7 milhões, 91%), Tailândia (US$ 34,47 milhões, 17%) e Uruguai (US$ 22,78 milhões, 187%).

Ranking dos dez maiores estados exportadores em 2011-O balanço das vendas externas de couros dos estados brasileiros nos doze meses do ano passado em relação a 2010 informa que os principais exportadores são Rio Grande do Sul (US$ 492,22 milhões, 24,1% de participação) e São Paulo (US$ 442,38, 21,6% de participação), seguido pelo Paraná (US$ 227,8 milhões, 11,1%), Goiás (US$ 191,82 milhões, 9,4%) e Ceará (US$ 184,13 milhões, 9%).

Os demais estados são Bahia (US$ 128,74 milhões, 6,3%), Minas Gerais (US$ 98,6 milhões, 4,8%), Mato Grosso (US$ 87,52 milhões, 4,3%), Mato Grosso do Sul (US$ 78,2 milhões, 3,8%) e Santa Catarina (US$ 51,87 milhões, 2,5%).

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