Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/01/2012 - 07:33

Cirurgias para eliminação de varizes são rápidas e pouco agressivas

Hereditariedade, obesidade, uso de hormônios, gravidez, sedentarismo e passar muita horas em pé são fatores que podem desencadear a doença, de acordo com o vascular do Hospital Villa-Lobos, Eduardo Brigídio

Pernas marcadas, inchadas e dores, muitas dores. Esses são alguns dos sintomas das varizes, problema que se caracteriza por veias dilatadas nas pernas e com perda de função. Com a chegada do verão, a doença ganha destaque principalmente pelo fator estético. Mas, de acordo com o vascular e especialista em tratamento de varizes do Hospital Villa-Lobos, Eduardo Brigídio, essas veias merecem muito mais atenção. Além do desconforto que causam pelas dores e no impacto negativo na autoimagem, muitas vezes elas são tão comprometedoras para a saúde, que necessitam de cirurgia. Graças aos avanços da Medicina, porém, elas já podem ser realizadas de modo rápido e muito seguro: “Estamos falando de cirurgias pouco agressivas e que demandam em média 24 horas de internação. E o resultado costuma ser excelente, com impacto muito positivo sobre o bem-estar e a saúde da pessoa”, afirma o especialista.

Fatores de risco: a doença tem forte apelo hereditário, mas de acordo com o médico do Hospital Villa-Lobos, outros fatores podem colaborar para aumentar o problema: “Obesidade, uso de hormônios, seja para anticoncepção ou menopausa, gravidez , sedentarismo, número de gestações e passar muita horas em pé são fatores que podem dilatar as veias e, consequentemente, gerar as varizes”, explica o vascular.

Medicina Alternativa: Castanha da Índia, ginkobiloba e cáscara sagrada são alguns exemplos de fitoterápicos que fazem sucesso quando o assunto são varizes. Contudo, de acordo com o especialista, eles não devem ser utilizados como tratamento. “São medicamentos considerados flebotônicos, ou seja, reforçam a parede das veias, melhorando o retorno venoso. Podem ser indicados em pacientes com dores de causa venosa e edema (inchaço) por varizes, mas apenas como complemento do tratamento”, ressalta o especialista.

Evolução da doença: segundo o médico, um grave erro é a demora em procurar tratamento, uma vez que as varizes podem se desenvolver rapidamente e trazer sérias consequências. “A doença é evolutiva e o quadro é bem variado. Normalmente, começamos com imperfeições estéticas, que são os vasinhos e micro-varizes, passando por dores e inchaço até chegar à dermatite ocre (pele de cor marrom em pernas), eczema de estase locais (coceiras), úlceras (feridas) venosas, tromboflebites e tromboses; além disso, podem ocorrer sangramentos em varizes de grosso calibre”, explica o especialista do Hospital Villa-Lobos.

Mulheres x Homens-Engana-se quem acredita que a doença é exclusiva de mulheres: os homens também sofrem com as varizes – a diferença é que eles raramente procuram tratamento. “Homens também têm varizes, a proporção é de 3 mulheres para 1 homem. Ocorre que as mulheres normalmente procuram o consultório na fase inicial, já homens só vão ao médico em caso extremos, com varizes de grosso calibre e com fortes dores”, assinala o cirurgião vascular.

Gravidez-Durante a gravidez, as varizes podem piorar e trazer problemas para as futuras mamães. “Algumas mulheres sofrem mais durante a gestação, com dores e edema de pernas, devido às mudanças do corpo. Para amenizar esses sintomas, recomenda-se o uso de meia elástica e pouco ganho de peso”, afirma Eduardo Brigídio.

Cirurgias: o especialista do Hospital Villa-Lobos explica que as cirurgias de varizes estão cada vez menos agressivas e, na maioria dos casos, não necessitam de mais de 24 horas de internação “Elas podem ser realizadas através de mini-incisões e as varizes retiradas numa cirurgia não provocam danos à circulação, uma vez que as outras veias normais e o sistema venoso profundo normal se encarregam de garantir o fluxo de retorno”, diz. “Existem também muitos tratamentos com escleroterapia convencional (técnica conhecida como “secar os vasos” ), espuma guiada com ultrassom, ablação por radio frequência e laser”.

Mitos e Verdades-Alguns mitos sobre as varizes ainda rondam as pessoas que sofrem com a doença. Aqui, o especialista do Hospital Villa-Lobos ajuda a desvendar alguns deles: .Ficar muito tempo em pé - Piora as varizes |.Salto alto - Não influencia nas varizes |.Caminhar - Ajuda na musculatura e melhora a dor |.Subir escadas - Não influencia nas varizes |.Pegar muito peso em academia - Pode desencadear varizes e vasinhos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira