Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Obras do Campo de Manati estão na fase final

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, e o gerente geral da Unidade de Exploração e Produção da Bahia, Antônio Rivas, realizaram dia 13 de outubro pela manhã, um sobrevôo na área do Campo de Manati. O Projeto Manati está em fase de conclusão das obras de instalação e montagem dos equipamentos da plataforma de produção PMNT-1 e da estação de tratamento de gás -ESF . A expectativa é de que até meados de novembro tenha início a operação de Manati.

O campo de Manati abriu um novo horizonte para a produção baiana de gás natural, que hoje é a segunda maior do Brasil em termos de disponibilização no mercado. O Projeto Manati deverá duplicar durante o primeiro semestre 2007 a produção de gás natural no estado. O consórcio detentor do projeto é formado pelas empresas Petrobras, Queiroz Galvão e Rio das Contas.

As obras do gasoduto Manati passam pelos municípios de São Francisco do Conde, Salinas da Margarida, Maragogipe, Jaguaripe e Valença, além da área da Baía de Todos os Santos e área oceânica em frente a Guaibim e Ilha de Tinharé.

O Campo de Manati foi descoberto em outubro de 2000 através da perfuração do poço pioneiro 1-BAS-128 (Bahia Submarino - número 128). Está situado na bacia sedimentar de Camamu, na costa do Município de Cairu, a cerca de 10 km da costa, numa profundidade entre 35 e 50m.

As reservas totais de gás deste campo são de cerca de 24 bilhões de metros cúbicos e correspondem a aproximadamente 40% da reserva de gás da Bahia. A oferta atual de gás na Bahia é de 5,2 milhões de metros cúbicos por dia . Com o início da produção do Campo de Manati, mais três milhões de metros cúbicos por dia serão adicionados à oferta do mercado ainda em 2006, atingindo a produção plena de seis milhões de metros cúbicos por dia, a partir de março 2007.

Concentração de gás - Na perfuração do primeiro poço de Manati, o 7-MNT-1 localizado na Bacia de Camamu, a cerca de 10 quilômetros da costa, as avaliações iniciais revelaram uma das maiores colunas contínuas de gás já descobertas no Brasil, com cerca de 300 metros de espessura. A perfuração foi efetuada pela plataforma PA-29 em 66 dias em uma área de águas rasas, em torno de 30 metros. A profundidade final do poço 7-MNT-1 é de 1656 metros.

O reservatório de gás constatado está localizado a 1266 metros de profundidade. As condições geológicas deste reservatório são extremamente favoráveis e o fato de estar localizado a 150 metros acima do poço descobridor do Campo, o BAS-128, ampliaram as expectativas dos técnicos do projeto Manati acerca do volume de gás quando o poço estiver em processo de produção.

Outros dados - O preço do gás é definido por portaria da ANP, e a distribuição e a comercialização para o consumidor no estado são feitas pela Bahiagás.

A concepção do projeto foi feita de forma a minimizar os impactos ambientais da implantação da obra, utilizando inclusive faixas de dutos já existentes. O empreendimento tem apoiado algumas ações sócio-ambientais locais, como por exemplo realização de feira ambiental na semana do meio ambiente em Enseada do Paraguaçu – Maragogipe, limpeza de mangue na localidade de Acupe - Santo Amaro da Purificação, apoio à construção do Plano Gestor da APA de Guaibim - Valença, curso de formação de gestão ambiental para ONG da área de influência d empreendimento, entre outros.

Durante a execução das principais obras do projeto, a construção do gasoduto, da plataforma de produção e da estação de tratamento de gás, foram gerados cerca de 1800 empregos diretos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira