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17/01/2012 - 10:24

Empresas de cobrança devem crescer 30% em 2012

O Instituto GEOC, que reúne as principais empresas de cobrança do Brasil, estima que 8 mil novos postos de trabalho sejam abertos em 2012, um incremento de 30% no quadro de funcionários. Atualmente, as 18 associadas do Instituto empregam cerca de 28,5 mil pessoas.

“Entre novembro e dezembro, as empresas abriram 3 mil novas vagas, para atender a demanda de devedores que aproveitaram o 13º salário para quitar seus débitos. E todos esses funcionários foram mantidos depois da virada do ano”, revela o presidente do IGEOC, Jair Lantaller.

O Banco Central prevê uma alta de 15% do crédito total em 2012. Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), o crédito deve subir para 51% este ano. “Com o aumento do crédito, cresce também o volume de pessoas inadimplentes e consequentemente a necessidade de negociar esses débitos, por isso as empresas de cobrança têm uma forte demanda de empregos”, afirma Lantaller.

O grande problema do setor é encontrar mão de obra qualificada, principalmente de operador de cobrança, que exige técnicas de negociação e conhecimentos sobre produtos de financiamento e empréstimos. “Aproveitamos em média 20% de todas as pessoas entrevistadas”, revela o vice-presidente do IGEOC, Claudio Kawasaki.

As empresas são, muitas vezes, obrigadas a selecionar o contratado diante de um número enxuto de opções. E esses poucos se supervalorizam, mesmo quando sua qualificação profissional não é diretamente proporcional às exigências da vaga. “Em situações em que a demanda é maior que a capacidade de contratação, optamos pela colaboração de uma consultoria de recursos humanos. É a forma mais prática e com maior custo x benefício para preencher estas vagas excedentes. Também recorremos a programas de primeiro emprego, feitos em parcerias com prefeituras e escolas de ensino médio e os programas de jovens aprendizes”, revela Lantaller.

Outra alternativa é a automação dos processos. As empresas investem cada vez mais em discadores automáticos para ganhar produtividade. Treinamentos e cursos de qualificação, atrelados a um plano de carreira visando a retenção dos profissionais, também é uma das ferramentas utilizadas pelas empresas. “Para auxiliar nesse processo de melhorar a qualificação dos funcionários, o Instituto GEOC oferece cursos e treinamentos específicos de curta duração, além de faculdade em administração com ênfase em Crédito e Cobrança (em parceria com a Faculdade Anhembi Morumbi) e o MBA de Crédito e Cobrança (em parceria com o IBMEC)”, conclui Claudio Kawasaki.

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