Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/01/2012 - 10:48

CAIXA entrega 192 residências no Complexo do Alemão

Unidades complementam as 920 habitações previstas pelo PAC para o local.

A Caixa Econômica Federal entregou, no dia 16 de janeiro (segunda-feira), no Rio de Janeiro (RJ), 192 apartamentos no Complexo do Alemão, juntamente com o ministério das Cidades e o governo do estado. Mais de 760 pessoas serão beneficiadas com as novas moradias. Construídas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), as unidades habitacionais, que complementam as 920 previstas para a localidade, receberam recursos de R$ 13,5 milhões.

Dos 192 imóveis, 160 estão localizados à Rua Engenheiro Manuel Segurado, nº 94, Bonsucesso. Divididas em 10 blocos, com 16 unidades cada. O condomínio conta com uma praça e área de lazer para as crianças. Já os 32 apartamentos restantes estão situados na Avenida Itaoca, 1.174. O empreendimento está dividido em dois blocos com 16 apartamentos. Todas as moradias são compostas por 2 quartos, sala, banheiro, cozinha e varanda, totalizando 42m².

Durante a cerimônia, houve uma entrega simbólica de chaves para moradores, dentre elas a senhora Rosa Fagundes, de 63 anos, mãe de 5 filhos. Ela disse que morava em área de risco, no Complexo, e sua moradia havia desabado. Não foi a primeira vez que ela perdeu a casa em que morava. “Parece mentira que estou realizando um sonho. Hoje é um dia muito feliz. E esse apartamento, que vou receber, está uma maravilha. Vou morar sozinha, mas agora todo mundo vai me visitar”, finalizou sorrindo.

Obras do PAC no Complexo do Alemão-As intervenções do PAC no Complexo do Alemão previram a integração física e social de diversas comunidades da região, por meio de obras de urbanização integrada, dentre elas a produção dessas 920 unidades habitacionais, e mais a aquisição de 1.091 unidades habitacionais e 5.600 melhorias em habitações, além da implantação de teleférico integrado à malha de transportes urbanos, e construção de equipamentos comunitários. O teleférico foi implantado com 3.400m de rede de circulação, 152 gôndolas, e tem capacidade de transportar 10 pessoas cada, passando pelas estações de Bonsucesso, Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Fazendinha.

As intervenções no Complexo, consideradas emblemáticas para a região, foram compostas por dois contratos, com recursos Orçamento Geral da União (OGU), dentro do Projeto Piloto de Investimento (PPI) Favelas, que integra o PAC, do Governo Federal, cujos proponentes são o governo do estado e a prefeitura do Rio de Janeiro.

Os valores investidos nas obras totalizam R$ 764,4 milhões e beneficiam 30.266 famílias residentes na comunidade., ou seja, uma população de 121.064 pessoas. Além das unidades habitacionais, foram entregues equipamentos comunitários ,como o Colégio Tim Lopes, creche, campo de futebol, quadra poliesportiva e centro de geração de renda, entre outros. [www.caixa.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira