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18/01/2012 - 08:57

O poder dos ativos nacionais na indústria dos cosméticos

Naturais, brasileiros e eficazes: quais são os ativos amazônicos mais encontrados nos cosméticos? Conheça os insumos que chamam a atenção do mundo e as maravilhas que podem fazer para a sua beleza

São Paulo - Segundo o ranking Euromonitor Internacional, o Brasil ocupa o terceiro lugar no mercado de cosméticos orgânicos e estima-se que em 2012 o setor cresça 7,4%. Tais números comprovam, não só a preocupação crescente dos brasileiros com a beleza, tanto mulheres quanto homens, como também o interesse em consumir produtos que contenham matéria-prima natural em sua composição.

Numa época dominada pela tecnologia, são os ativos naturais que fazem a diferença. São milhares os produtos disponíveis no mercado, provenientes de fontes sustentáveis e desenvolvidos para atender a demanda de um consumidor cada vez mais consciente.

A empresa brasileira Beraca, que espera crescer 20% neste ano com o aumento de exportações e lançamentos de novos produtos, é líder no fornecimento de ingredientes naturais e orgânicos da biodiversidade brasileira, por meio de investimentos em pesquisa e inovação, desenvolveu ativos condicionantes, hidratantes, nutritivos e ricos em vitaminas. Tudo para que a indústria tenha em mãos diferentes opções para fórmulas que atendam às exigências dos homens e mulheres da modernidade.

Em seu processo produtivo a empresa trabalha em parceria com cerca de 1.500 pessoas, distribuídas em núcleos comunitários. Entre as ações, está o auxílio na organização da coleta de frutos da floresta, por meio de treinamentos sobre o manejo sustentável de matérias-primas, e a ampliação das oportunidades de inserção no mercado. “Exportamos óleos vegetais, manteigas, extratos, resinas e argila. E o importante é que, ao mesmo tempo, fornecemos um insumo totalmente natural e sustentável, sem agredir o meio ambiente e, ainda, auxiliamos a agregar renda para várias famílias brasileiras”, diz Filipe Sabará, diretor de Negócios da Beraca.

Quer saber uma pouco mais sobre os ativos nacionais que, além de garantir o desenvolvimento de famílias amazonenses, fazem sucesso aqui e em outros países? Veja alguns deles: . Açaí: propriedades nutritivas, revitalizantes e hidratantes. Age como antioxidante e contém ácidos graxos essenciais (Ômegas 6 e 9) e fonte de vitamina C. Cremes e séruns anti-idade são apenas dois exemplos de produtos que contam com os ativos do açaí;

. Andiroba: ação anti-inflamatória, repelente natural de insetos. Indicado para uso em formulações cosméticas para renovação cutânea;

.Cupuaçu: Promove hidratação duradoura e auxilia na recuperação da elasticidade da pele. Entre as aplicações indicadas estão a utilização na composição de cremes hidratantes e anti-idade; e

.Buriti: Rico em carotenoides, precursor da vitamina A, confere ações anti-idade e é indicado para o uso em protetores solares, tratamento pós-sol, bronzeadores e antioxidantes.

A Beraca é uma empresa genuinamente brasileira, com abordagem internacional, que há mais de 50 anos investe no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis no Brasil. Presente atualmente em mais de 40 países, a empresa agrega valor a um grande número de marcas e produtos em todo o mundo. Por meio de sua divisão Health & Personal Care, é uma das principais fornecedoras de ingredientes naturais e orgânicos provenientes da Amazônia e de outros biomas brasileiros para a indústria cosmética, farmacêutica e de fragrâncias.

Em 2000, a Beraca criou o Programa de Valorização da Biodiversidade, com o objetivo garantir rastreabilidade no fornecimento de matérias-primas brasileiras. Tendo como foco a comunidade, o projeto contribui para o desenvolvimento regional e preza pela conservação da maior floresta tropical do mundo. Atualmente a empresa beneficia cerca de 1.500 pessoas em 58 núcleos comunitários, auxiliando no processo de organização das comunidades, oferecendo treinamentos e ampliando as oportunidades de mercado.

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