Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/01/2012 - 10:10

“Crescimento da inadimplência requer atenção em 2012”, afirma GoOn

Uma análise de Breno Costa, sócio-consultor da GoOn, sobre crescimento da inadimplência, aponta um cenário de atenção e não de desespero, para os próximos meses. “O crescimento da inadimplência em 2011 é indiscutível. Todos os produtos pioraram, com exceção do imobiliário”, analisa Breno.

O executivo pontuou algumas justificativas como o aumento de juros e do endividamento das famílias, entrada de novos consumidores no mercado de crédito e, finalmente, as medidas macroprudenciais como agravantes para esse ciclo que ganhou destaque em 2011.

“Atribuir às medidas não é uma explicação suficiente. Vale um olhar mais profundo sobre o efeito que as mesmas trouxeram. Elas restringiram o crédito de longo prazo, o que afeta diretamente o crédito de veículos e o consignado. Ao afetar o consignado, a roda-viva do crédito foi desacelerada. Chame-se de roda-viva do crédito o famoso endividamento no cartão de crédito e no cheque especial (portas de entrada) que são quitados por sua vez quando o consumidor contrata um crédito pessoal de longo prazo e desta forma reestrutura sua dívida”, analisa Costa.

Um fato que corrobora com essa tese, segundo Breno, está no crescimento expressivo das carteiras de Cartão de Crédito e de Cheque Especial – uma vez que os clientes não conseguiram um crédito de prazo mais longo e juro menor.

A revogação de boa parte das medidas macro-prudenciais trará a roda-viva do crédito de volta ao que tínhamos em 2010. “Dessa forma, a perspectiva de retorno do crescimento nos créditos consignados nos faz crer em uma trajetória de recuperação da inadimplência” explica.

Para o especialista, essa deterioração da inadimplência precisa ser relativizada, pois “estávamos em patamares bastante baixos e essa deterioração trouxe de volta a inadimplência para seu patamar médio na última década”, finaliza.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira